A chave para o turismo sustentável

Criado na Dinamarca, em 1994, o galardão ecológico Green Key é concedido anualmente a mais de 3.200 hotéis e outros estabelecimentos de 65 países e premeia a sustentabilidade ambiental de 100 estabelecimentos hoteleiros e restaurantes portugueses

Iniciativa da responsabilidade da Fundação para a Educação Ambiental, sediada na Dinamarca, e coordenada, em Portugal, pela Associação Bandeira Azul da Europa, o programa Green Key é um exemplo do esforço que as empresas podem desenvolver a favor da sustentabilidade ambiental do nosso planeta. Promove o turismo sustentável, através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamentos locais, parques de campismo, restaurantes e centros de congressos que implementem boas práticas ambientais e sociais, valorizando a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e promovendo a educação ambiental para a sustentabilidade.

Sustentabilidade social e ambiental

Segundo Teresa Ferreira, coordenadora da Green Key em Portugal, o programa, que decorre anualmente, implica a implementação de 120 requisitos por parte dos estabelecimentos concorrentes, ao nível social e ambiental. Vão desde o seu nível de envolvimento com as comunidades onde estão integrados, aos seus consumos energéticos e de água, deposição de resíduos e atos de gestão. Trata-se de uma prova documental, depois aferida em cada um dos negócios por elementos da organização, realizada com o objetivo de alterar comportamentos de todos os envolvidos com cada um destes estabelecimentos, incluindo fornecedores, gestores, empregados e clientes. “O cumprimento dos 120 requisitos leva as empresas a serem energeticamente mais eficientes e a pouparem energia, água e outros recursos e, consequentemente, nos custos”, explica Teresa Ferreira, acrescentando que, em paralelo, passam a captar mais clientes preocupados com a sustentabilidade social e ambiental do nosso planeta.

Caminho para a poupança

Como é que as empresas sabem o que têm de fazer para se tornarem mais sustentáveis? “No caso dos estabelecimentos hoteleiros, têm de olhar para todos os critérios na área de consumo de energia e água por quarto, por exemplo, para procurar ver onde podem poupar”, diz Teresa Ferreira, acrescentando que a organização do programa pode dar pistas sobre a melhor forma de o fazer e quais os tipos de equipamentos a usar para que isso aconteça. Explica, também, que a organização da Green Key está a implementar uma plataforma de registo de consumos, que permitirá, aos estabelecimentos concorrentes e galardoados, aferir os seus, através da comparação com os de unidades similares. “Isto passa-se com a eficiência energética, mas também com os outros itens, sejam eles a água, resíduos ou até mesmo a pegada ecológica”, explica a responsável.

A Green Key está em Portugal desde 2007. O nosso país é atualmente o quinto com mais estabelecimentos envolvidos, entre os 65 estados onde este programa está ativo. “Isso é fruto, como é óbvio, do nosso trabalho, mas também demonstra o empenho dos empresários do nosso país com a questão da sustentabilidade ambiental e social”, conclui Teresa Ferreira.

Consulte aqui a lista dos empreendimentos galardoados em Portugal.