“Não existem decisões certas sem confiança”

O empoderamento dos colaboradores e a capacidade de tomar decisões são fundamentais para o sucesso das empresas. Esta a opinião de Teresa Abecasis, responsável pelo negócio Comercial da Galp

“Temos de preparar as pessoas para o futuro”, referiu Teresa Abecasis, COO Comercial da Galp na Conferência Empowering Organizations realizada na QSP Summit Facing The Unknown, no dia 10 de Setembro, no Porto.

O empoderamento das pessoas e a capacidade de tomar decisões são fundamentais para o sucesso das empresas. Um processo que implica compromissos das empresas em dar poder aos seus colaboradores, sendo solidário com as decisões tomadas, e garantindo que eles têm competências, estão preparados e que sabem o que a empresa espera deles.

Teresa Abecasis defende que o processo de empowering decorre em três fases. A primeira, passa por “dar formação e informação às pessoas para que possam tomar decisões”, a segunda pela ação concreta de “tomar a decisão” e a terceira pela “solidariedade” para com a decisão tomada. “A pessoa que tomou a decisão tem de saber que não está sozinha e que as outras pessoas da empresa estão solidárias com a decisão tomada”, salientou.

A angústia sobre o resultado das decisões tomadas também deve ser evitada. “Temos de ajudar as pessoas a assumir as suas responsabilidades, a não ter medo e a ter gosto em tomar decisões sem ficar angustiadas porque sabemos que, por toda a formação que a pessoas já têm, naquele momento e com as informações disponíveis, foi tomada a melhor decisão”, sem angústia e com a solidariedade dos restantes.

1/5
2/5
3/5
4/5
5/5

“O mundo não vai esperar”

“Na Galp trabalhamos muito o tema da formação formal ao mesmo tempo que tratamos temas como a agilidade, o pensar diferente e as competências soft” de forma a ser possível ver as coisas de diferentes perspetivas. A rapidez na tomada de decisões é outro fator essencial. Teresa Abecasis diz que é preciso mudar rapidamente as coisas que têm que ser mudadas porque o mundo não vai esperar. E dá como exemplo a pandemia da covid-19 em que as pessoas e as empresas tiverem de ter agilidade mental, poder de decisão e capacidade de decidir num contexto novo e diferente.

Inês Veloso, Marketing and Communications Diretor Randstad Portugal, foi a moderadora da conferência Empowering Organizations


Inês Veloso, Marketing and Communications Diretor da Randstad Portugal e moderadora da conferência, acredita que as pessoas fazem as organizações. “São as pessoas que empoderam as empresas e não ao contrário”, afirmou. “As organizações estão cada vez mais as voltar-se para as pessoas e a reconhecer o valor acrescentado de cada um”, garantindo que todas têm uma boa relação com o trabalho.