SingularityU: podemos ser governados por dados?

Michell Zappa é o entrevistado do oitavo programa Inspirando o Futuro - SingularityU Portugal, que nos leva a viajar pelas mudanças que se avizinham

“Hoje, a localização do seu telefone vais ser monitorizada e registada”, “O seu e-mail vai ser monitorizado”, “Tudo o que pesquisa online vai ser gravado e guardado” são fragmentos da vida que podem parecer inconsequentes mas quando as pequenas peças são montadas formam um fotografia detalhada dos hábitos e vida privada de cada um.

Podemos ser governados por dados? Michell Zappa não duvida que já o somos, em grande parte, principalmente nas redes sociais, em que há uma cultura agressiva de tomada de decisão à volta de dados, sem que consigamos ver as consequências dessas políticas.

Fascinado pelas tecnologias emergentes, as apresentações deste investigador e consultor de estratégia tecnológica levam-nos a viajar pelas mudanças que se avizinham e para as quais nos devemos preparar. Em 2011, fundou a Envisioning, uma plataforma inteligente focada na identificação de tendências globais, cenários futuros e disrupção tecnológica para governos e empresas.

Zappa estuda, ainda, o impacto da tecnologia no futuro nas áreas da educação, da saúde, do dinheiro e da governança, além de desenvolver ferramentas que apoiam o processo de criatividade para a aceleração da mudança, acreditando no contributo da tecnologia para um futuro melhor. No entanto, diz, “quando a tecnologia de populariza, traz consequências inimagináveis”, alertando para situações que muitas vezes nem pensamos nelas quando usamos diariamente dispositivos tecnológicos, como a vigilância em massa.

O futuro está a acontecer a uma velocidade cada vez mais rápida e a nossa capacidade de acompanhá-lo cada vez menor. Será a solução evitar a tecnologia? Pelo contrário. Há que aceitar sermos um “beta tester” perpétuo, sabendo de antemão que nada é perfeito.