Hoje é um bom dia para dar uma volta ao mundo

Com o apoio dos amigos e muita emoção à mistura, Rute Gonçalves, o marido e os três filhos zarparam de Cascais para cumprir um sonho: uma desafiante viagem de circumnavegação que é uma aventura em família

O dia não podia ter sido mais bem escolhido. O sol brilha e bate no casco, reforçando o azul do veleiro, e o vento também deu um ar da sua graça, como se de um bom prenúncio para a viagem se tratasse. Na Marina de Cascais o sonho torna-se, finalmente, realidade. Rute Gonçalves, o marido, João Monarca, e os três filhos do casal, Marta, Afonso, e Cármen, dão o tiro de partida para a “maior aventura das suas vidas”.

Amigos, colegas e família quiseram marcar presença numa emotiva despedida que decorre depois de anos de preparação, com reparações e muitas noites em claro. O veleiro, adquirido na Holanda, passou por uma grande revisão, para se adaptar às necessidades específicas de uma viagem desta envergadura. E também a família teve de se preparar para a convivência num novo espaço.

Para contar a história do início do projeto é preciso recuar quatro anos. Ou até mais, se considerarmos que João, um empresário ligado à indústria náutica de recreio, já vinha há muito cimentando a ideia de dar a volta ao mundo num veleiro. Rute Gonçalves deixou-se conquistar pelo objectivo do marido, o qual lhe permitia passar tempo de qualidade com a família. A trabalhar na Galp como responsável pela gestão de marca, a empresa acabou por lhe proporcionar o incentivo essencial para a concretização do sonho: a interrupção temporária das suas funções, a vela para o barco e o combustível.

A viagem que agora iniciaram deverá durar dois anos – o regresso está agendado para 2021 –, mas não há grande pressão para cumprir tempos, até porque a meteorologia pode atrasar partidas, obrigando a paragens de algumas semanas. Há, contudo, uma certeza. Durante todo esse tempo a família não vai estar sozinha. A todos os que se reuniram com os cinco na partida, em Cascais, junta-se todo um mundo que pode ir acompanhando a travessia aqui, na página oficial do projeto 5 a Bombordo, no Facebook.