Maior rede privada de carregamento elétrico materializa parceria entre Galp e IKEA

Capacidade total permite garantir autonomia de 100 quilómetros a 210 viaturas em simultâneo por hora nos parques de estacionamento das lojas IKEA. Parceria insere-se na estratégia da Galp para a mobilidade elétrica e representa mais um passo para chegar à meta definida pela energética até 2025

Até ao final deste ano, a Galp espera ter 5 mil pontos de carregamento de veículos elétricos divididos entre Espanha e Portugal, mantendo a meta de atingir os 10 mil em todo o território da Península Ibérica até 2025. A parceria com a IKEA, que prevê a instalação de 278 pontos de carregamento, a maioria dos quais já operacionais nas lojas da marca de norte a sul do país, permite criar a maior rede privada nacional de carregamento para carros elétricos.

Para Jorge Alegria, responsável pela área de Electric Mobility na Galp, este é mais um passo rumo à transição energética, que reflete igualmente o compromisso da empresa com a mobilidade elétrica e com a descarbonização. Recorde-se que o ano de 2022 terminou com um total de 1926 tomadas de carregamento na rua, das quais 1427 são de carregamento normal, 394 de carregamento rápido e 105 de ultrarrápido.

A estratégia de mobilidade elétrica da Galp teve início há mais de uma década, em 2010, com um projeto piloto que ganhou asas com a transição para um regime de mercado em 2020. “A Galp está presente desde o início e começamos a assistir de forma consistente a um crescimento da procura deste tipo de tecnologia motivado por um aumento da sensibilização para as questões relacionadas com a transição energética”, conclui.

Jorge Alegria, responsável pela área de Electric Mobility na Galp

A parceria que a Galp agora operacionaliza com a IKEA reflete, nas palavras de Teresa Abecasis, COO Comercial da energética, o foco e o compromisso da marca com as questões de sustentabilidade e transição energética, mais concretamente na descarbonização do setor dos transportes terrestres. “Estas parcerias são um dos pilares no desenvolvimento da nossa rede pública de carregamento permitindo-nos ser neste momento o maior operador a nível nacional”, reforça Jorge Alegria.

O responsável pela área de Electric Mobility na Galp destaca a disponibilização de várias opções, desde o carregamento normal de 7,4kW (mais vocacionado para viaturas Híbridas Plug-In), ao de 22kW (vocacionado para viaturas 100% elétricas), passando pelo carregamento rápido de 60kW (vocacionado para viaturas 100% elétricas com estadias mais curtas). Ao todo, diz Jorge Alegria, “com este projeto estão disponíveis aproximadamente 4GWh de potência de carregamento permitindo em média o carregamento de 100km de autonomia a 21 viaturas em simultâneo por hora”.

“Estas parcerias são um dos pilares no desenvolvimento da nossa rede pública de carregamento permitindo-nos ser neste momento o maior operador a nível nacional”

O caminho da transição energética suportado em parcerias não é, contudo, um tema novo na Galp. Desde a mais antiga, com a Sonae Sierra, que, como explica o responsável pela mobilidade elétrica, “permitiu a disponibilização de soluções de carregamento nos seus centros comerciais ainda na fase piloto do mercado de mobilidade português”, a energética estabeleceu mais recentemente várias outras, em diferentes setores. Intermarché, Makro, Grupo Sana, Grupo Continental, Grupo CUF, são alguns exemplos que materializam o objetivo da marca para a mobilidade elétrica. “Manter e reforçar o nosso posicionamento de referência neste mercado emergente é a nossa meta ao continuar a oferecer as melhores e mais eficientes, soluções de carregamento”, explica o responsável da Galp.