Como planear (bem) as suas compras

Organize-se e #FiqueEmCasa mais tempo, comendo saudável, com uma lista de compras adequada às suas necessidades

Desde que foi decretado o estado de emergência em Portugal, no passado dia 19 de março, devido à ameaça da covid-19, que milhares de portugueses estão confinados em casa. As compras de bens essenciais, como os alimentares, são dos poucos motivos que os levam a pôr o pé na rua. Por isso, se quer reduzir ainda mais as saídas, uma boa organização é fundamental para manter o frigorífico e a despensa sempre abastecidos, sem ser preciso açambarcar ou ir todos os dias ao supermercado e para assegurar as necessidades alimentares de toda a família, tendo em consideração os grupos etários, por um período mais longo de tempo.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou recentemente um manual onde dá conta de várias dicas e conselhos e esclarece inúmeras dúvidas sobre alimentação numa situação de isolamento social como a que se está a viver em todo o mundo. O objetivo é incentivar a aquisição de alimentos de forma responsável, que apresentem uma boa durabilidade e que sejam promotores de uma alimentação saudável e equilibrada.

O SEGREDO ESTÁ NA LISTA

Um bom planeamento das suas compras começa na organização da lista do que necessita comprar. Neste capítulo, a DGS recomenda:
Verificar os alimentos que ainda tem disponíveis em casa;
Verificar também a capacidade de armazenamento do frigorífico e do congelador, para poder acomodar com segurança os alimentos que adquirir;
Planear as diferentes refeições que quer fazer, para ter uma ideia dos ingredientes necessários à sua confeção, anotando os que estiverem em falta;
Considerar preferencialmente os alimentos e as porções que fazem parte de um padrão alimentar saudável, ou seja, aqueles que estejam incluídos nos diferentes grupos da Roda dos Alimentos. Por exemplo, escolher os de elevado valor nutricional em detrimento dos que fornecem muita energia mas poucos nutrientes, como é o caso dos açúcares. E lembre-se de que a maioria dos hortícolas podem ser comprados congelados, o que aumenta a sua durabilidade;
Já no supermercado, comprar somente aquilo que está na lista, optando, se for o caso, por produtos que tenham um prazo de validade mais longo, menos sal e menos açúcares (leia os rótulos!). No caso das frutas, saiba que a maçã, a pera, a laranja e a tangerina são das que aguentam mais tempo sem se estragarem.


OS NÚMEROS DA NUTRIÇÃO

Segundo o Manual da DGS, e tendo em conta as necessidades nutricionais médias diárias estimadas para a população portuguesa (2000 kcal, 20% de proteína, 50% de hidratos de carbono e 30% de lípidos), por cada 14 dias de confinamento, cada pessoa necessitará de: 1 kg de cereais de pequeno-almoço; 3 kg de arroz, massa ou batatas; 2,5 kg de produtos hortícolas; 3 kg de fruta; 5 litros de leite ou 14 iogurtes ou 600 g de queijo; 6 ovos, 6 latas de conservas de peixe, 2 kg de carne ou peixe; 1 kg de leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas) em conserva ou 350 g, se secas, e 350 mililitros de azeite.