Ação plantou 10 mil árvores no Litoral Alentejano

Cerca de 200 pessoas participaram na recuperação de cerca de 15 hectares de terra nos concelhos de Sines e de Santiago do Cacém

Algumas centenas de pessoas da Galp e de parceiros da empresa envolveram-se ativamente em mais uma ação da iniciativa Terra de Esperança, de apoio à sustentabilidade social e ambiental do país. O objetivo, alcançado, foi plantar 10 mil árvores em zonas desmatadas de Sines, de Santiago do Cacém e da Reserva Natural das Lagoas de Santo André com árvores e arbustos típicos desta zona do país.

A concentração dos voluntários decorreu na Associação de Moradores da Zona de Brescos, perto de Sines. Depois de algumas palavras de motivação por parte de alguns dirigentes da Galp, as equipas partiram para os três locais onde se desenvolveram os trabalhos. Em Sines foram plantados pinheiros mansos numa colina sobranceira ao porto. Esta área, de dois hectares, irá tornar-se numa zona de lazer da cidade depois da instalação de equipamentos destinados à prática desportiva ao ar livre.

1/10
2/10
3/10
4/10
5/10
6/10
7/10
8/10
9/10
10/10

Na Reserva, a plantação decorreu num terreno de 3,5 ha, pertencente ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, devastado há alguns anos pela praga do nemátodo do pinheiro. Aqui foi feita uma plantação mista de medronheiros, zambujeiros, sobreiros e alfarrobeiras. Na zona de Santiago do Cacém, uma equipa reforçada plantou nove hectares de pinheiro manso e sobreiro.

O projeto Terra de Esperança já envolveu a plantação de 80 mil árvores em diversas zonas do país. A primeira atividade foi realizada na aldeia de Cebos, Arganil, e envolveu 600 pessoas. A fase seguinte decorreu no Pinhal de Leiria, onde foram plantadas quase 14 mil plantas. Para o futuro ainda haverá muito a fazer, já que o compromisso da Galp neste projeto prevê a plantação de um total de 500 mil árvores e arbustos em Portugal.


“Esta é mais uma excelente iniciativa da Fundação Galp para a sustentabilidade do planeta. Todos devemos colaborar na redução das emissões de CO2.”
Carla Figueira, Refinaria de Sines da Galp

“Estou muito orgulhoso do que a nossa empresa está a fazer aqui hoje, porque é uma ação importante para a preservação da Natureza em Portugal.”
Alessio Bulckaen, Galp Lisboa

“Este trabalho de arborização é importantíssimo enquanto ação de sustentabilidade ligada à atividade industrial da Galp em Sines.”
Pedro Rocha, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas