Abram alas ao Camião da Esperança

Está na estrada o Camião da Esperança, uma iniciativa conjunta da Galp, TVI e Rádio Comercial que visa realizar testes à covid-19 em algumas das zonas com maior dificuldade de mobilidade do país, ajudando quem mais precisa

Quem corre por gosto não cansa, já diz o ditado, e quem o faz com sentido de missão também não. É o caso dos médicos e enfermeiros que, à boleia do Camião da Esperança, percorreram, entre os dias 18 e 28 de abril, mais de 900 quilómetros de Norte a Sul do país para realizar testes à covid-19 a mais de 1.000 portugueses.

Com capacidade para realizar cerca de 100 testes por dia, esta iniciativa conjunta da Galp, TVI e Rádio Comercial já chegou às regiões de Vila Real, Chaves, Régua, Vouzela, Almodôvar, Moura, Marvão, Reguengos de Monsaraz, Castanheira de Pera, Tabuaço, São João da Pesqueira, Penedono, Viseu, Oliveira do Hospital e Viana do Alentejo.

A circular nas zonas mais isoladas do país, onde a população tende a sentir maiores dificuldades no acesso aos serviços médicos e a ter a mobilidade mais reduzida, este projeto solidário propõe-se assim a ir mais longe e a marcar a diferença, aumentando o número de testes realizados nessas regiões e permitindo uma atuação mais célere no combate a esta doença. Mantendo a sua rota de apoio aos portugueses, à comunidade médica e a todos os que estão na primeira linha de combate à pandemia, o Camião da Esperança vai continuar a percorrer o país até 17 de maio.

1/14
2/14
3/14
4/14
5/14
6/14
7/14
8/14
9/14
10/14
11/14
12/14
13/14
14/14

O Camião da Esperança conta com uma equipa solidária composta por quatro médicos, quatro enfermeiros, dois administrativos e um motorista e proporciona a divulgação de resultados em 48 horas. No terreno, a operação técnica é coordenada pela Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, a quem cabe assegurar a articulação de todos os procedimentos com as autoridades de saúde competentes e os municípios.

Além da Galp, TVI e Rádio Comercial, contribuem ainda para este esforço conjunto outros parceiros nacionais como a KPMG, Unilabs, Mundipharma, Planetiers World Gathering e GlobalSport, que, com os promotores principais, pretendem combater a desigualdade em zonas de maior dificuldade de mobilidade.

Afinal, um gesto pode mudar tudo, como sublinha Alexandre Marques, diretor clínico do Camião da Esperança. “É muito gratificante chegar ao final do dia e as pessoas agradecerem o facto de conseguirem ter feito o teste tão rápido quanto nós estamos aqui a oferecer”, remata.