Galp associa-se à Casa do Impacto para apoiar inovação ambiental

O anúncio surgiu durante a Web Summit, e abre as portas a uma parceria que inclui o apoio da energética ao Triggers, um programa de aceleração da plataforma de inovação e de empreendedorismo social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

A inovação e o empreendedorismo social são temas que aproximam duas entidades aparentemente tão distintas como a Galp e a Casa do Impacto – a plataforma de inovação e de empreendedorismo social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). A prová-lo está a naturalidade com que surgiu a parceria, anunciada durante a Web Summit, que consiste no apoio ao programa de aceleração, Triggers, que decorrerá durante os primeiros seis meses de 2022.

Através da Upcoming Energies, a ‘fábrica’ de inovação da Galp, as 25 empresas que participarão do programa terão acompanhamento e mentoria por parte dos profissionais da Galp que, por outro lado, estarão atentos às start-ups cujos projetos possam vir a integrar o ecossistema de inovação da energética. “A Galp está sempre atenta a todos os projetos que possam fazer sentido para integrar o seu ecossistema e para contribuir para alcançar as metas para uma transição energética sustentável”, disse na altura Manuel Andrade, responsável de Open Innovation na Galp.

O foco destes projetos será sempre o empreendedorismo de impacto e a sustentabilidade ambiental do planeta. Segundo Inês Sequeira, o objetivo do programa é “estimular novas ideias de impacto ambiental e ajudar a transformá-las em soluções viáveis e financeiramente sustentáveis”. Para a responsável pela Casa do Impacto, o apoio de empresas globais, como a Galp, facilitará a partilha de conhecimento, a criação de sinergias entre entidades públicas e privadas, e a implementação dos negócios no mercado. Recorde-se que a participação das empresas no Triggers é gratuita e que se habilitam a prémios que totalizam 34,5 mil euros, valor que contribuirá para o desenvolvimento e escala dos respetivos negócios com impacto positivo no ambiente.

Adicionalmente, Inês Sequeira destaca ainda a importância de um programa como o Triggers para ajudar a cidade de Lisboa a posicionar-se como a capital europeia do impacto. “E este objetivo só se atinge através da promoção do empreendedorismo de impacto e de uma comunidade envolvida, capacitada e responsável”. O período de candidaturas termina a 7 de janeiro, data a partir da qual as 25 melhores ideias serão selecionadas para a fase de bootcamp. Posteriormente serão escolhidas as 10 equipas que passam à fase de aceleração, que termina em junho. As três finalistas dividirão os prémios monetários, após terminarem a fase de incubação para a concretização das etapas de prototipagem.