Os cinco partem à aventura

Não é um livro de Enyd Blyton mas é um bom prólogo de uma história de aventuras. Rute Gonçalves, o marido e os três filhos preparam-se para dar uma volta ao mundo

O Tejo está em pano de fundo, mas não há tempo para grandes contemplações. No Centro Náutico de Algés, Rute Gonçalves e o marido, João, concentram-se agora nos acabamentos daquela que será a viagem das suas vidas. Junto com os três filhos – Marta, com 13 anos, Afonso, com sete, e Cármen, de quatro –, vão subir a bordo do veleiro Domum (palavra em latim para “casa”) para dar uma volta ao mundo.

Para a ex-responsável pela gestão da marca Galp é todo um novo mundo. Habituada a outros desafios na sede da empresa, em Lisboa, deixou-se inspirar pela experiência do marido na navegação, que há algum tempo lhe lançava o repto.

Uma mudança de “local de trabalho” que acontece duas décadas depois. Em 1998, entrou com boa energia no Generation Galp, o programa de trainees da empresa. O caminho levou-a à construção de campanhas icónicas da marca, como a de apoio à Seleção Nacional, com as famosas "vuvuzelas", no Campeonato Mundial de Futebol de 2010, na África do Sul. Mas isso é outra história.

VIAGEM INSPIRADORA
Depois da aquisição de um veleiro com 30 anos e de um processo normal de obra, o projeto, ainda sem designação oficial mas que está bem encaminhado para se chamar 5 a Bombordo, entra agora numa fase decisiva, com a aproximação da data de partida. Depois da pintura, das reparações necessárias e da adaptação do interior para receber a família de cinco, o próximo passo é a realização de testes em água, o que deverá acontecer muito em breve.

Numa altura em que o sonho está prestes a tornar-se uma realidade, Rute espera que a experiência acabe por inspirar todos a fazer acontecer: “Se esta minha viagem inspirar as pessoas a seguirem um sonho, qualquer que ele seja, já dei o meu contributo para a sociedade.”