A grande travessia

O primeiro relato da vida dos 5 a Bombordo no veleiro Domum chega-nos de Cabo Verde, na preparação para a próxima etapa da longa viagem de circum-navegação: cruzar o Atlântico e chegar às Caraíbas

Em julho, um mês antes de se assinalarem os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães, Rute Gonçalves, o marido João Monarca e os três filhos fizeram-se ao mar a partir de Cascais para cumprir um sonho e empreender a viagem das suas vidas – dar a volta ao mundo no veleiro Domum –, que a Energiser tem vindo a documentar.

Volvidos cinco meses, a colaboradora da Galp traz-nos o testemunho do dia a dia da primeira parte da expedição, que percorreu a costa portuguesa até ao Algarve, andou pela costa espanhola e Mediterrâneo e se dirigiu, por Gibraltar, à costa africana e ilhas Canárias, tendo culminado recentemente nas águas límpidas de Cabo Verde, onde os intrépidos velejadores estiveram ancorados.

A paragem no Mindelo permitiu à família visitar a Aldeia de Crianças SOS de Cabo Verde, um projeto com o apoio da Fundação Galp que tem como missão proteger as crianças que perderam a sua família ou que estão em risco de a perder, ajudando-as a construir um futuro melhor. A equipa “5 a Bombordo” levou roupas, livros e brinquedos para oferecer às crianças que os “receberam com abraços e sorrisos”.

Atracada nos vários portos por onde passa ou a cruzar os mares, ora calmos ora revoltos, em direção ao destino traçado etapa a etapa, a família tem passado bons momentos junta mas também vencido muitos desafios. “Esta viagem tem sido até agora uma descoberta de nós próprios e da família, e também de muita aprendizagem (com os erros que cometemos, com as pessoas que vamos conhecendo e falando, com a natureza). Temos de ter planeamento, por um lado, mas temos igualmente de gerir imprevistos”, conta Rute.

Entretanto, e porque os dias de travessia têm vindo a aumentar e a vida no mar é exigente (à noite, por exemplo, é necessário fazer turnos de três em três horas), juntou-se aos 5 a Bombordo um sexto elemento, Fernando Mendes.

Numa altura em que já preparava a grande travessia do desafiador oceano Atlântico, de Cabo Verde às Caraíbas, a família deixou a todos uma mensagem especial nesta época de festas.