Refinaria de Sines completa 40 anos

A viagem pelas quatro décadas de história da Refinaria de Sines é inspiradora e reveladora de uma estratégia bem definida, com longo alcance, espírito inovador e capacidade empreendedora

Instalação central na estratégia da Galp, a Refinaria de Sines celebra quatro décadas de existência. Sempre se soube adaptar às mudanças e com os investimentos realizados nos últimos cinco anos – na ordem de 42,5 milhões de euros, acrescidos de mais 45,2 milhões planeados até 2023 – está preparada para abraçar o futuro em termos de eficiência energética, em tecnologia de ponta e em equipamentos, que lhe permitem, a cada momento, responder aos desafios do mercado e da sociedade.

RUMO AO FUTURO

A génese da Refinaria de Sines remonta a 1972, tendo sido pensada com o objetivo de processar a produção de crude angolano. O 25 de Abril em Portugal e a independência de Angola mudaram o rumo e o propósito da refinaria, que começou a operar no final de 1978 essencialmente orientada para a produção de gasolinas. Desde aí muita coisa mudou e a instalação chega aos dias de hoje “com a convicção de que dispomos das melhores condições tecnológicas, industriais e humanas para concorrer com as melhores refinarias europeias”, comenta Carlos Gomes da Silva, CEO da Galp, garantindo que o sucesso futuro “dependerá da forma como soubermos assegurar a nossa capacitação, agilidade e adequabilidade na resposta aos desafios do mercado, onde a Galp – e a Refinaria de Sines – tem de se posicionar do lado da solução, e não do problema”.

Na cerimónia simbólica comemorativa do 40.º aniversário da Refinaria de Sines estiveram presentes Paula Amorim, presidente do Conselho de Administração da Galp, Carlos Gomes da Silva, presidente executivo, José Martinho Correia, diretor da refinaria, e Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, entre outras personalidades, bem como colaboradores e ex-colaboradores da companhia.


OS NÚMEROS DE SINES

Atualmente, a maior exportadora nacional coloca cerca de 45% da sua produção nos mercados internacionais. Emprega diretamente 527 trabalhadores e mobiliza outras 500 pessoas, de diversas empresas, que aqui prestam serviços diariamente. Gera mais de 2500 postos de trabalho indiretos e representa a maior fatia do movimento de granéis líquidos do Porto de Sines.