“Portugal pode ser um exemplo na sustentabilidade”

Mohan Munasinghe, Prémio Nobel da Paz em 2007, acredita que vivemos a última oportunidade de fazer 'as coisas certas' para preservar o planeta, e que países como Portugal terão um papel fundamental ao servir como exemplo para mercados maiores e mais desenvolvidos

Mohan Munasinghe é um ativista da sustentabilidade e um defensor acérrimo da proteção do ambiente e da criação de medidas eficazes para combater os efeitos das alterações climáticas. O Prémio Nobel da Paz em 2007 e fundador, no Sri Lanka, do Instituto Munasinghe para o Desenvolvimento, esteve em Portugal para um encontro promovido pelo Jornal Económico sobre o tema 'The world after climate change'. Frente a um conjunto de gestores e administradores de empresas de vários setores – energético incluído – falou sobre os principais desafios das alterações climáticas para as economias e as sociedades, sobre o descrédito que os Governos de todo o mundo enfrentam no que se refere às políticas de sustentabilidade, e apontou soluções e modelos que podem contribuir para inverter a sentença de catástrofe ambiental há muito anunciada.

O prémio Nobel, que se considera 'um português adotado' destacou ainda a importância que pequenos países como Portugal terão no futuro da sustentabilidade. “Portugal tem os recursos humanos e a boa vontade para fazer muitas coisas que podem ser um exemplo para as grandes empresas dos países maiores que não estão a fazê-lo”, disse. Mohan Munasinghe reconhece que existem por cá muitos projetos com impacto na sustentabilidade, mobilidade e ambiente que podem e devem ser divulgados e replicados noutros países.

A tecnologia é também, na opinião do professor, um elemento fundamental para criar soluções verdadeiramente sustentáveis. “Se conseguirmos produzir mais com um quarto dos recursos seremos muito mais sustentáveis e protegeremos melhor o ambiente”, reforçou.

Passar a mensagem da sustentabilidade às gerações mais jovens será o ponto de partida para um mundo melhor, acredita Mohan Munasinghe. Depois de, ao longo de quase 70 anos, Governos e líderes mundiais terem perdido muitas oportunidades de concretizar as 17 metas da sustentabilidade – que existem desde o final da segunda guerra mundial – chegou o momento dos mais jovens poderem liderar e dar o exemplo. No entanto, nada disto será possível sem conhecimento e ferramentas que ajudem a fazer a diferença.