Como a economia digital está a revolucionar as empresas

IBM Think Summit tem como objetivo a partilha das últimas tendências tecnológicas

Inteligência Artificial (IA), cloud e cibersegurança foram alguns dos temas abordados na IBM Think Summit. A conferência deste ano, que teve lugar a 30 de maio, trouxe a Lisboa alguns dos investigadores de topo da empresa tecnológica norte-americana.

Numa época dominada pela economia digital, a recolha, tratamento de dados pessoais e segurança foram alguns dos principais tópicos em debate. Foi disso que falou Sam Lightstone, alto quadro da IBM, numa apresentação que teve como ideia central a dificuldade em medir o impacto das tecnologias emergentes, como a IA.

A automação dos processos nas empresas foi outro tema em discussão. O aumento das exportações portuguesas – que neste momento já representam metade do PIB – também se justifica pela adesão das empresas às tecnologias digitais. "Portugal está bem, mas temos de acelerar. É preciso investir na qualificação das pessoas", disse, no final, Pedro Siza Vieira, ministro da Economia.

O debate contou com a presença de Carlos Gomes da Silva, presidente da Comissão Executiva da Galp, que falou sobre o assistente cognitivo, desenvolvido em parceria com a IBM, que revolucionou a prospeção de petróleo no fundo do mar. “Passámos a ter uma taxa de sucesso entre os 16% e os 20%.”

Num evento que juntou também alguns dos investigadores principais da IBM no âmbito da inteligência artificial, cada vez mais presente nas nossas rotinas, a sustentabilidade e eficiência energética foram também abordados por diferentes oradores.