Como o 5G irá revolucionar a vida nas cidades

Tecnologia foi apresentada durante o Smart Cities Summit e mostra como será possível utilizar veículos remotamente em segurança

As cidades estão em profunda transformação. Mobilidade inteligente, sistemas integrados de transporte, Internet of Things (IoT), gestão energética e iluminação inteligente são conceitos que entraram definitivamente no léxico urbano. Uma das tecnologias que promete revolucionar o futuro próximo é o 5G Live.

Este foi um dos pontos em destaque no Portugal Smart Cities Summit, que decorreu em Lisboa. Uma demonstração real desta tecnologia com uma simulação de uma emergência através de veículos conduzidos remotamente. A nova geração tecnológica é mais eficaz no tempo de resposta, ou seja, com menor latência.

De acordo com o comunicado da NOS – cuja tecnologia e ensaio foram preparados em parceria com a Huawei –, “o 5G transformará cidades inteligentes em sociedades superinteligentes. Mais seguras, eficientes, sustentáveis, competitivas e próximas das pessoas”.

Significa isto que estão a chegar as sociedades 5.0? Para Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, o objetivo é preparar os municípios para um futuro próximo, onde a tecnologia simplifica a vida aos cidadãos. “Todas as parcerias que temos feito – Oeiras, Lagoa, Moita e Vila Nova de Famalicão – visam deixar estes municípios já preparados para as potencialidades da nova geração móvel.”