SingularityU: quem são os alunos do século XXI?

Esther Wojcicki, professora e jornalista, foi a protagonista do segundo episódio da série documental Inspirando o Futuro – SingularityU Portugal

Esther Wojcicki é professora numa escola secundária em Palo Alto, nos EUA. Quando começou a lecionar, rejeitou o guião do ensino tradicional: as lições e testes à sexta-feira não faziam parte do currículo desta especialista em educação. “Se eu ler um ensaio sobre natação, significa que quando chegar ao fim irei ser capaz de me atirar para uma piscina e começar a nadar?”

Esta norte-americana, que protagonizou o segundo episódio da série documental “Inspirando o Futuro – SingularityU Portugal”, conta que o ensino tradicional vigorou durante séculos, mas, num tempo de tantas mudanças como o que atravessamos, o mesmo se deve adaptar a quem tem nas mãos o próximo futuro.

“Hoje é diferente. As pessoas aprendem com os seus telemóveis, com os vídeos do YouTube ou com a Khan Academy. Estamos a ensinar uma geração que irá mudar de emprego várias vezes ao longo da sua vida ativa. Os jovens não podem aprender apenas pelos livros, têm de aprender a viver num mundo do século XXI, onde o inesperado acontece a cada momento.”