SingularityU: 2045, odisseia na Terra

David Roberts, especialista em Inteligência Artificial, foi o convidado do quinto programa da série Inspirando o Futuro – SingularityU Portugal

2045. Que futuro nos espera? Este é o ano que assinala a fronteira do nosso desconhecimento. A ideia de por trás da singularidade é que, em 2045, a quantidade de mudanças será tão grande, que alguém que tente fazer uma previsão para lá desse tempo provavelmente não estará certo.

Este é o ponto de partida do quinto episódio da série documental Inspirando o Futuro – SingularityU Portugal. David Roberts, um dos maiores especialistas mundiais em tecnologia e disrupção, fez de tudo um pouco: foi investidor bancário, é engenheiro de computação, mestre em Inteligência Artificial, e chairman da Quantum Computing 1QBit, tendo construído o primeiro objeto numa impressora 3D para a Estação Espacial Internacional.

Atualmente, Roberts está a trabalhar em drones – e à procura de investidores – como forma de revolucionar o transporte humano. É uma espécie de regresso à infância: quando era miúdo construiu um protótipo de um hovercraft para levar a irmã até à paragem de autocarro.