SingularityU: a vida na Terra

A astrobióloga portuguesa Zita Martins tem vindo a investigar a origem da vida no nosso planeta através da procura de compostos orgânicos em amostras de meteoritos

Zita Martins é professora associada no Instituto Superior Técnico e a primeira astrobióloga portuguesa. Com 40 anos, admiradora da série Cosmos e de Carl Sagan, a convidada do sexto episódio do programa “Inspirando o Futuro - SingularityU Portugal” integrou, em 2009, um grupo de cientistas da NASA para desenvolver projetos de investigação. Ao longo de 15 anos trabalhou em várias partes do mundo com um objetivo: explorar a forma como a vida pode ter começado na Terra, através da procura de compostos orgânicos em amostras de meteoritos.

“Nas próximas décadas estamos à espera de ter várias missões espaciais que permitam, primeiro que tudo, determinar se existe vida, não só em Marte mas se existe vida no nosso sistema solar. O passo seguinte será tentar descobrir se existe vida extraterrestre, noutro sistema solar”, diz Zita Martins.

Quando se fala na possibilidade de vida extraterrestre, e perante a escassez de recursos na Terra, outra questão se coloca: a possibilidade da colonização de outros planetas. Zita Martins é taxativa. “Devemos tratar bem o nosso planeta e não estar já a pensar e a planear sair porque algures no tempo ele vai deixar de ter as condições.”