SingularityU: a tecnologia e a alma

Divya Chander, médica e neurocientista, é a convidada do sétimo programa documental Inspirando o Futuro - SingularityU Portugal

O que é a alma? Se fizermos esta pergunta a Divya Chander, médica e neurocientista, o mais provável é que a sua resposta seja baseada na ciência: não a conseguimos definir e nem sabemos sequer se existe. Mas há um dado que a cientista não ignora: todas as disciplinas espirituais que se debruçam sobre a alma parecem dizer-nos que existe uma parte da nossa consciência que persiste e regista informação.

Este é um dos pontos de partida do pensamento de Divya Chander, uma das mais respeitadas investigadoras do impacto das novas tecnologias no cérebro humano. Formada em Harvard, atualmente faz parte do corpo docente do departamento de anestesia da Universidade de Stanford. Em 2009 começou a medir a profundidade da consciência dos seus pacientes em tempo real, usando espectrogramas que categorizam as frequências cerebrais.

Divya Chander é a entrevistada do sétimo episódio de “Inspirando o Futuro - SingularityU Portugal”, uma série documental que aborda o futuro, a tecnologia e o pensamento. Nas suas apresentações, Chander liga a neurociência com a robótica, explicando como funciona o cérebro, a consciência, o código neurológico e como podemos conectar o cérebro a máquinas. Aborda o mapeamento de neurónios, reconstrução de sonhos, criação de memórias e uso de ultrassom para tratamentos de doenças degenerativas.