SingularityU: conseguimos na história bloquear alguma tecnologia?

É importante falar das tecnologias e das suas consequências para a humanidade. No 11.º episódio de “Inspirando o Futuro”, Manuel Tânger traz-nos a sua visão sobre o tema e também sobre o empreendedorismo português

O domínio da inteligência artificial sobre a humana é, para Manuel Tânger, um cenário apocalíptico distante e, por isso, ainda imprevisível. No entanto, é uma preocupação real, tanto que existem iniciativas para, já no início, monitorizar e controlar a sua evolução. Mas será que alguma vez conseguimos bloquear uma tecnologia? “Raríssimo… e provavelmente também não o iremos fazer com a inteligência artificial”, afirma o cofundador e diretor de Inovação da Beta-i, que considera estarmos num momento importante da história em que se conseguirmos pensar o mais profundamente possível nas consequências das diferentes tecnologias podemos orientar o seu caminho: “As tecnologias não são nem boas nem más, nem neutras, dependem da nossa intenção na sua aplicação. Temos de pensar nisso e estar presentes e não podemos adotá-las de ânimo leve”.

O 11.º convidado por programa "Inspirando o Futuro - Singularity Portugal" tem formação em Física, é especialista em inovação, modelos de negócio e Design Thinking and Lean Startup e interessa-se pelas áreas de consultoria, marketing e mudança comportamental nas grandes organizações. Neste episódio, fala ainda de empreendedorismo. Na sua opinião, Portugal é um polo muito atrativo para startups, além de começar a ter algumas altamente valorizadas: “Multiplicam-se os exemplos de startups que crescem muito rapidamente e chegam ao estatuto fantástico de unicórnio. São ótimos exemplos para as que aí vêm e para a ambição de outras pessoas que querem fazer o seu negócio”.