Mobilidade inteligente precisa-se

Cada vez mais a mobilidade dentro das cidades necessita de ser eficiente, pensada e integrada. As smart cities europeias estão apostadas em mudar o modo de transporte de pessoas, para assim reverterem o processo das alterações climáticas

As preocupações ambientais estão na ordem do dia, pelo que a necessidade de ser “smart” é cada vez mais urgente.

Com uma projeção de 7,7 mil milhões de habitantes em 2050, o mundo precisa de soluções de mobilidade ajustadas à nova realidade. Algumas das mais avançadas smart cities estão já a preparar-se para este grande desafio. E a Europa posiciona-se na linha da frente.

NO TOPO DAS INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS

Londres, Helsínquia e Amesterdão têm presença no top das cidades mais inteligentes na Europa, segundo um estudo elaborado pelo Eden Strategy Institute, multinacional de consultadoria sediada em Singapura.

Em Londres, a aposta na promoção do uso dos transportes públicos conseguiu um crescimento de 37% no número de utilizadores, sendo pioneira na integração modal de vários meios de transporte, facilitada pelo Oyster Card, que permite aos seus titulares alternarem entre metro, comboio, autocarro, barco, bicicleta e táxi. O uso da bicicleta está a crescer, bem como o desenvolvimento de plataformas de car-sharing, “comandadas” por aplicações digitais móveis.

Helsínquia é uma das cidades mais eco-friendly. Caminhar, andar de bicicleta e utilizar transportes públicos representam cerca de 77% do total das deslocações, segundo um inquérito recente, e estima acabar com a utilização automóvel até 2025. Segundo o jornal The Guardian, isto fica a dever-se a um ambicioso e revolucionário sistema público de mobilidade on demand, pago através de uma simples aplicação de telemóvel.

Também Amesterdão é um dos exemplos europeus recorrente: mais de metade dos seus habitantes desloca-se de bicicleta. Todo o seu plano de mobilidade dá prioridade a ciclistas e o governo oferece até prémios a quem for trabalhar de bicicleta. A parceria público-privada Amesterdam Smart City desenvolveu mais de 40 projetos na área da mobilidade sustentável.

Estas grandes capitais europeias apresentam boas soluções de mobilidade sustentável, que são exemplos a seguir. As cidades portuguesas também já estão a semear para depois colher. Encontram-se em curso, por todo o país, vários projetos de mobilidade limpa que irão dar que falar.