Mobilidade inteligente: o futuro começa agora

A 4.ª edição do Fórum Mobilidade Inteligente promovido pela Nissan reuniu, em Lisboa, especialistas nacionais e internacionais em mobilidade e sustentabilidade

Até 2050, é expectável que o número de automóveis na estrada duplique. Hoje, mais do que nunca, é necessário fazer um caminho que migre, cada vez mais, para uma realidade global mais sustentável que passa, inevitavelmente, por uma mobilidade mais inteligente. A 4.a edição do Fórum Mobilidade Inteligente da Nissan reuniu especialistas na área para colocar em cima da mesa os desafios e as soluções possíveis para um futuro que é de todos e que se pensa hoje.

Para falar desse futuro e introduzir o painel de abertura sobre “Condução Inteligente”, Maarten Sierhuis, Chief Technology director do Nissan Innovation Lab @ Silicon Valley, subiu ao palco do cineteatro Capitólio. O holandês, que também fez carreira na NASA, é agora o principal responsável pelos avanços em domínios como a Inteligência Artificial para veículos autónomos da Nissan. Para além disso, é o líder da equipa que criou e que se encontra a desenvolver o SAM – Seamless Autonomous Mobility, uma tecnologia que passa por incluir o homem na equação, sendo este o responsável pela condução, dizendo o que o carro deve ou não fazer, quando o automóvel não é capaz de tomar a melhor decisão.

“O futuro passa por integrar vários tipos de inteligência que estão distribuídos por diversos lugares. Todos os serviços de mobilidade devem trabalhar em conjunto através da cloud”, defende Maarten Sierhuis

A realidade portuguesa

Durante 2020, Lisboa é a Capital Verde da Europa. As mudanças na cidade já começaram e espera-se que se invista ainda mais em soluções de transporte público mais eficazes e menos poluentes. Esta eleição também representa uma excelente oportunidade, para a cidade e para o país, para que se possa fazer um tirocínio próprio, melhorando infraestruturas e dinâmicas de mobilidade que nos aproximem das referências europeias. Neste momento, há algumas empresas portuguesas a ajudar a traçar esse caminho mais sustentável que, para muitos, já é obrigatório. A Galp, por exemplo, em parceria com a Nissan, tem trazido novas tecnologias e modelos de negócio. “Vamos instalar 20 carregadores rápidos em Portugal”, garante Jorge Fernandes, diretor de Inovação da Galp. Para além deste projeto, está a ser lançado, nos Açores, um projeto piloto no qual a própria bateria do carro serve de “base de armazenamento de energia”, que pode ser recarregada na rede, “ajudando a regular os serviços”, explica Jorge Fernandes. É esperado que em março esta tecnologia já esteja em funcionamento.

O diretor de Inovação da Galp, Jorge Fernandes, destacou o papel que cabe à empresa na definição de um caminho mais sustentável

Após a conclusão dos trabalhos por Antonio Melica, diretor-geral da Nissan Portugal, a 4.a edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente encerrou com uma intervenção de Eduardo Pinheiro, secretário de estado da Mobilidade, que reforçou que a aposta numa rede de carregamento de veículos elétricos vai mesmo continuar, graças a um investimento previsto de quatro milhões de euros.

Todas estas soluções discutidas no 4.º Fórum Mobilidade Inteligente, organizado pela Nissan, contribuem para a concretização de uma visão que é de todos, uma evolução gradual e plena de uma mobilidade que se espera cada vez mais inteligente.