Até 2050, é expectável que o número de automóveis na estrada duplique. Hoje, mais do que nunca, é necessário fazer um caminho que migre, cada vez mais, para uma realidade global mais sustentável que passa, inevitavelmente, por uma mobilidade mais inteligente. A 4.a edição do Fórum Mobilidade Inteligente da Nissan reuniu especialistas na área para colocar em cima da mesa os desafios e as soluções possíveis para um futuro que é de todos e que se pensa hoje.
Para falar desse futuro e introduzir o painel de abertura sobre “Condução Inteligente”, Maarten Sierhuis, Chief Technology director do Nissan Innovation Lab @ Silicon Valley, subiu ao palco do cineteatro Capitólio. O holandês, que também fez carreira na NASA, é agora o principal responsável pelos avanços em domínios como a Inteligência Artificial para veículos autónomos da Nissan. Para além disso, é o líder da equipa que criou e que se encontra a desenvolver o SAM – Seamless Autonomous Mobility, uma tecnologia que passa por incluir o homem na equação, sendo este o responsável pela condução, dizendo o que o carro deve ou não fazer, quando o automóvel não é capaz de tomar a melhor decisão.
A realidade portuguesa
Durante 2020, Lisboa é a Capital Verde da Europa. As mudanças na cidade já começaram e espera-se que se invista ainda mais em soluções de transporte público mais eficazes e menos poluentes. Esta eleição também representa uma excelente oportunidade, para a cidade e para o país, para que se possa fazer um tirocínio próprio, melhorando infraestruturas e dinâmicas de mobilidade que nos aproximem das referências europeias. Neste momento, há algumas empresas portuguesas a ajudar a traçar esse caminho mais sustentável que, para muitos, já é obrigatório. A Galp, por exemplo, em parceria com a Nissan, tem trazido novas tecnologias e modelos de negócio. “Vamos instalar 20 carregadores rápidos em Portugal”, garante Jorge Fernandes, diretor de Inovação da Galp. Para além deste projeto, está a ser lançado, nos Açores, um projeto piloto no qual a própria bateria do carro serve de “base de armazenamento de energia”, que pode ser recarregada na rede, “ajudando a regular os serviços”, explica Jorge Fernandes. É esperado que em março esta tecnologia já esteja em funcionamento.
Após a conclusão dos trabalhos por Antonio Melica, diretor-geral da Nissan Portugal, a 4.a edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente encerrou com uma intervenção de Eduardo Pinheiro, secretário de estado da Mobilidade, que reforçou que a aposta numa rede de carregamento de veículos elétricos vai mesmo continuar, graças a um investimento previsto de quatro milhões de euros.
Todas estas soluções discutidas no 4.º Fórum Mobilidade Inteligente, organizado pela Nissan, contribuem para a concretização de uma visão que é de todos, uma evolução gradual e plena de uma mobilidade que se espera cada vez mais inteligente.