Navegar em modo solar

São já várias as empresas que, no nosso país, optam pela organização de passeios em barcos movidos a energia solar. Uma inovadora proposta que, pelas suas características amigas do ambiente, atrai cada vez mais clientes

Imagine-se a passear num barco tendo apenas a brisa e o suave marulhar da água como banda sonora. É esta a simples mas bastante inovadora proposta da Aquastart, uma empresa que opera a partir das marinas de Cascais e Oeiras, onde os barcos movidos a energia solar se têm revelado um verdadeiro sucesso. “Trata-se de uma embarcação silenciosa e não poluente e isso desperta uma enorme curiosidade nas pessoas”, revela Rui Machado, um dos responsáveis pela empresa, que adquiriu dois destes barcos, fabricados em Portugal pela Sun Concept, uma empresa sediada em Olhão, no Algarve. “É uma tecnologia totalmente nacional, o que também é importante de referir”, sublinha.

As embarcações, modelo Sunsailer 7.0, “são movidos unicamente a energia solar” e contam com seis painéis que alimentam outras tantas baterias, o suficiente para fazer funcionar os dois motores de 6Hp da embarcação durante cerca de oito horas, “mesmo sem sol”. Estão otimizados para uma velocidade de cruzeiro de 5 a 6 nós, "mais ou menos o equivalente a um barco à vela”, especifica Rui, enquanto tripula o Andorinhas.

1/8
2/8
3/8
4/8
5/8
6/8
7/8
8/8

Além da vista panorâmica sobre a bonita costa que se estende até Oeiras, o que mais chama a atenção é o quase total silêncio, pouco habitual neste tipo de passeios e impossível de conseguir com outro tipo de embarcação. Esse foi aliás um dos motivos que levou a Aquastart a adquirir estes modelos, desenhados a pensar em zonas costeiras protegidas, lagunares e ribeirinhas, onde o ruído, a poluição e o stress causado pela agitação são fatores de destabilização e desvalorização da paisagem e do bem-estar. Além de suaves e silenciosos, não emitem gases poluentes nem derramam óleos, o que os torna numa aposta vencedora, não só a nível turístico como ambiental, como se constata pela presença de serviços similares em locais tão diferentes como a albufeira do Azibo (em Trás-os-Montes), a barragem do Maranhão (no Alto Alentejo) ou a albufeira da Caniçada (no Parque Nacional da Peneda-Gerês).