Empresas mais próximas do futuro

A Flow acaba de lançar o primeiro sistema de gestão de mobilidade sustentável dedicado a empresas e cidades, para uma melhor mobilidade, ambiente e economia

Mobilidade elétrica, partilha, gestão integrada. Este é o universo da Flow, uma empresa tecnológica que acaba de lançar o primeiro sistema de gestão de mobilidade sustentável direcionado para empresas e organizações que pretendem implementar programas de mobilidade. Objetivo? Redução de emissões de gases com efeito de estufa.

“A mobilidade sustentável não é apenas a coisa certa a fazer. É também uma decisão de negócio inteligente”, afirma Jane Hoffer, CEO da Flow. “O verdadeiro poder da mobilidade sustentável é aproveitar o poder do transporte para benefício da organização, seja uma empresa, uma instituição como uma universidade ou uma cidade”.

O novo sistema recorre a uma base tecnológica que coordena ativos móveis e utilizadores para fornecer dados em tempo real sobre a utilização de viaturas, scooters, estações de carregamento e outros componentes do ecossistema da mobilidade. Uma solução baseada num ‘hub’ de dados IoT, incorporados em viaturas, scooters, bicicletas elétricas, que permitem ajustar decisões e otimizar negócios.

Para Jane Hoffer, a mobilidade sustentável é, para além do óbvio, “uma decisão de negócio inteligente”

Fornecidos em tempo real, o impacto destes dados nas empresas será significativo, permitindo aos decisores incorporar padrões de mobilidade – de veículos, estações de carregamento, fornecedores de energia, utilizadores e até iniciativas de micro-mobilidade e sistemas de transporte público – de acordo com as necessidades da organização.

Através da gestão de recursos de mobilidade sustentável potenciada pela plataforma SMM da Flow, as organizações podem assim reduzir os seus custos totais de mobilidade, melhorar a experiência de clientes e colaboradores, descarbonizar a sua pegada de mobilidade. Em simultâneo, trata-se de responder a uma preocupação crescente de empresas e organizações inovadoras de todo mundo: apostar na sustentabilidade, integrando o carregamento de veículos elétricos, monitorização avançada de frotas, serviços de partilha de veículos nas empresas e cidades.

Em Portugal, existem já alguns casos de sucesso que integram o portfólio da Flow, como a MobiCascais, uma aplicação móvel que facilita a gestão integrada do sistema de mobilidade por parte dos utilizadores, abrangendo transportes urbanos mas também também bicicletas partilhadas, estacionamento ou carregamento de veículos elétricos. “Queremos olhar para os problemas de hoje e encontrar soluções para aquilo que é a realidade tecnológica de hoje”, assinala André Dias, CTO e founder da Flow.

Com escritórios inaugurados recentemente na refinaria da Galp em Matosinhos, a Flow pretende alcançar o mercado global das cidades, dedicando 40% do seu esforço financeiro a projetos e negócios associados a uma economia de baixa emissão carbónica ou mesmo zero. A ambição da Galp é tornar a plataforma num sistema operativo da mobilidade urbana a nível global.

1/6
2/6
3/6
4/6
5/6
6/6

“O que é único e valioso na plataforma da Flow é a sua gestão integrada tanto da energia como da mobilidade num único serviço”, afirma James Carter, consultor da Vision Mobility, especializada nas áreas da mobilidade, transporte e automóvel. “Isto permite uma abordagem completamente integrada, o que significa que as empresas podem tomar decisões num único lugar, em vez de terem de consultar e cruzar dados de vários sistemas”.