Mobilidade sustentável na “nuvem” 

A primeira solução de gestão de mobilidade sustentável assente na cloud da indústria dos transportes é portuguesa e acaba de chegar ao mercado pela mão da Flow, em parceria com a Oracle

O caminho rumo à sustentabilidade pode trilhar-se com os pés bem assentes na terra e a cabeça na “nuvem”. Isso mesmo se comprova graças à parceria entre a Flow e a Oracle, que acaba de gerar a primeira solução de mobilidade baseada na cloud no âmbito da indústria dos transportes.

Dispondo de data centers um pouco por todo o mundo, a infraestrutura cloud da Oracle assegura dados críticos e é a força motriz ideal para acelerar os tempos de implementação de planos de mobilidade sustentável, ajudando a concretizar a visão da Flow para empresas, cidades e prestadores de serviços empenhados em pôr em marcha as melhores práticas de mobilidade, tendo em vista a redução das emissões de gases de efeito de estufa.

A MELHOR SOLUÇÃO

Com recurso à solução de gestão de mobilidade sustentável da Flow, os decisores das empresas têm, assim, a possibilidade de gerir e atuar de forma integrada sobre cinco sistemas fulcrais: planeamento de mobilidade, gestão energética, gestão de frota, serviços de mobilidade e gestão de transação. Mais concretamente, esta ferramenta inovadora permite planear, gerir e maximizar todo o ecossistema de transportes dentro de uma organização, desde determinar a melhor abordagem para eletrificação de uma frota, gerir um conjunto multimodal de veículos tradicionais, híbridos e elétricos, até à otimização de todos os aspetos de gestão energética da infraestrutura de carregamento de um veículo elétrico.

Outro dos pontos fortes desta solução prende-se com o alcance da rede da Flow, que dispõe atualmente de mais de 4500 veículos e 4000 pontos de carregamento. No período de um ano, isso traduz-se numa poupança de mais de 1 milhão de euros para os seus clientes, comparativamente ao custo das frotas tradicionais, assim como uma redução significativa das emissões de CO2, cifrada em mais de 5000 toneladas.

PIONEIRISMO DA FLOW

Para André Dias, fundador e CTO da Flow, não restam dúvidas de que, “se analisarmos o volume de dados gerado pelos equipamentos IoT presentes em toda a frota de veículos, postos de carregamento e fontes energéticas, um sistema assente em cloud é o ambiente mais rápido, seguro e eficiente sobre o qual podemos construir aplicações que irão disponibilizar toda a informação em tempo real relevante sobre os veículos e condutores em estrada”.

Para André Silva, da Flow, a cloud é o ambiente mais rápido, seguro e eficiente para uma solução de mobilidade

O responsável da tecnológica assegura ainda que “a cobertura global da Oracle permite à Flow gerir uma solução de distribuição independente da nossa localização e da localização dos clientes. A resiliência da solução e a possibilidade da sua implementação em múltiplas instâncias significa que os nossos clientes podem ter assistência local e uma gestão centralizada. Além disso, a envergadura de data centers da Oracle assegura a total segurança dos dados pessoais e empresariais”.

Por outro lado, a “Flow é pioneira na implementação de tecnologia cloud na Europa e principalmente na Península Ibérica”, sublinha Rodrigo Vasques Jorge, Portugal Technology Leader da Oracle. “Ao comprovar o valor da nossa infraestrutura cloud de nova geração e o nosso serviço de apoio ao cliente de renome, estamos orgulhosos em poder alavancar o crescimento desta start-up inspiradora na sua expansão global”.