Boas práticas para poupar eletricidade

Com a família confinada em casa, os gastos energéticos aumentaram. O que fazer para reduzir consumos e a conta a pagar no final do mês

O estado de emergência que se vive no país devido à pandemia da covid-19 levou os portugueses a aderirem em massa ao movimento #FiqueEmCasa. Com as crianças e jovens em regime de telescola, a população ativa em teletrabalho e os mais velhos igualmente confinados todo o dia, os gastos energéticos estão a disparar. Se, por um lado, há mais aparelhos eletrónicos ligados e durante mais tempo, um maior uso de eletrodomésticos e mais refeições confecionadas, por outro muitas famílias estão a ver os seus rendimentos disponíveis a diminuir. Neste contexto, e apesar das medidas anunciadas por muitas empresas de que durante o período de quarentena não haverá “cortes” nos fornecimentos e haverá flexibilização ou alargamento dos prazos de pagamento, é conveniente, e possível, diminuir os consumos e, consequentemente, os valores das próximas faturas que vão chegar às caixas de correio de cada um. Como? Veja este vídeo e tome nota de todas as nossas dicas. Bastam algumas boas práticas, muito simples, como as que aqui sugerimos, para fazer a diferença nos orçamentos familiares no final do mês.

Equipamentos eletrónicos
No final da utilização, desligue por completo os aparelhos, não os deixando em modo stand-by (televisão, box, router, computador, impressora, consola…). Esta funcionalidade é prática, mas pode representar mais 5% de consumo elétrico, É aconselhável ligar os equipamentos a uma tomada múltipla com interruptor para facilitar o seu desligamento, e depois de carregar telemóveis ou tablets e computadores portáveis retire os carregadores das tomadas.

Eletrodomésticos
Use apenas as máquinas necessárias e na sua carga máxima. É o caso das de lavar loiça e roupa, evitando os secadores. Se tem tarifa bi ou tri-horária, guarde para as horas mais económicas estas tarefas e recorra aos programas “eco”, a menos que esteja a lidar com uma pessoa infetada em casa. Nesse caso, use o programa normal e regule as lavagens para uma temperatura da água entre os 55ºC e os 65ºC. Quanto ao frigorífico e às arcas congeladoras, evite abrir a porta muitas vezes ao longo do dia e não coloque alimentos quentes lá dentro, uma vez que estas duas práticas causam perda de frio e obrigam, por isso, o frigorífico a trabalhar mais. Ao aquecer água, use um fervedor em vez de um micro-ondas, tendo em conta que o gás canalizado é mais económico do que a eletricidade, e pelo mesmo motivo, se tiver um fogão misto gás natural/eletricidade, cozinhe preferencialmente com gás. Por fim, se tiver de comprar um novo eletrodoméstico, escolha aparelhos com baixos consumos de eletricidade (veja a etiqueta energética correspondente: a letra A é a mais eficiente).

Ambiente
Isole portas e janelas contra fugas ou entradas de ar, melhorando assim a climatização da habitação em qualquer altura do ano; se tiver de recorrer a aparelhos de climatização elétricos, prefira os que têm termóstato, para assim regular com mais eficácia a temperatura ambiente, Deve também abrir persianas e cortinas para deixar entrar a luz natural, mais ainda agora, que os dias são mais longos e há claridade até mais tarde, À noite, acenda apenas as luzes necessárias a cada atividade, apagando-as no final do seu uso, e opte sempre por lâmpadas de baixo consumo.