Criados em 2010 pela Fundação Galp, estes projetos educativos já impactaram mais de 1,5 milhões de alunos, contaram com a adesão de perto de 1600 escolas e tiveram mais de 900 projetos desenvolvidos para avaliação do júri.
Este ano letivo, de entre 1437 escolas envolvidas a Fundação Galp recebeu 150 projetos. Os 15 melhores tiveram direito a estar nesta grande final, que para além de reunir os finalistas, comemorou o dia Mundial da Energia, assinalado a dia 29 de Maio. Os alunos apresentaram, através de um pitch, as soluções que desenvolveram ao longo do ano. Havia cinco projetos finalistas para cada categoria e apenas um poderia sair vencedor.
Formalmente, estas soluções dividem-se em três categorias: Missão Up, que envolve alunos do 1.º ciclo; Power Up, que se destina a alunos dos 2.º e 3.º ciclos; e Switch Up, destinado aos alunos do ensino secundário.
O alunos foram desafiados a enquadrar as suas ações e projetos na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contemplando os seguintes temas: Transição Energética, Mobilidade Sustentável, Tecnologia e Inovação e Empreendedorismo Social. Promover o desenvolvimento dos alunos e sensibilizá-los para a tomada de atitudes e mudança e mudança de comportamentos em prol de uma melhoria do consumo sustentável na escola, em casa e na comunidade envolvente é o grande objetivo desta iniciativa.









Na categoria Switch Up, o júri elegeu como vencedor um protótipo concebido por alunos do 11.º ano da Academia de Formação Atec, em Palmela. O projeto em questão consiste no desenvolvimento de um produto que aproveita o fluxo da água das redes da escola para gerar energia elétrica e aumentar a eficiência energética.
Na categoria Power Up, dirigida a alunos do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, o projeto vencedor foi desenvolvido por alunos do 7.º ano da International School of Palmela e contempla a produção de papel reciclado e de fertilizante natural para as plantas, pondo em prática o conceito de economia circular, onde não há desperdício.