Jovens apresentam soluções para um planeta mais sustentável

Escolas de Águeda e Palmela venceram concurso sobre sustentabilidade energética organizado pela Fundação Galp

O Energy Bootcamp, organizado pela Fundação Galp nos dias 28 e 29 de maio, em Matosinhos, na sede do CEiiA, juntou 15 projetos finalistas no Dia Mundial da Energia. O evento contou com a presença de cerca de 200 alunos e professores, assim como a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o delegado de Educação da Região Norte, João Gonçalves, em representação institucional da Secretaria de Estado e do Ministério da Educação.

Após a apresentação dos 15 projetos, cinco por cada categoria, o júri elegeu os vencedores. As categorias eram: Missão Up, dedicada aos alunos do 1.º ciclo, Power Up, destinada a alunos dos 2.º e 3.º ciclos, e Switch Up, para os alunos do ensino secundário.

VENCEDOR CATEGORIA MISSÃO UP
Os Vigilantes do Plástico, Escola Básica de Águeda

Este grupo, constituído por 26 alunos, focou-se no impacto ambiental do lixo plástico no oceano e, consequentemente, na cadeia alimentar. Para combater o problema idealizaram uma lancheira biodegradável, elaborada em cartão, que elimina a poluição dos sacos de plástico que são inutilizados todos os dias na escola. A elaboração da lancheira, para além de substituir o saco plástico, serviu para que os jovens conseguissem levar a discussão do problema para casa e sensibilizar o máximo de pessoas possível.

VENCEDOR CATEGORIA POWER UP
Paper-Plants-Life, Internacional School of Palmela

Este projeto consiste na produção de papel reciclado que contém sementes incorporadas. A ideia visa valorizar o papel e utilizá-lo como fertilizante natural para o processo de crescimento de plantas. Foi identificado um problema de desperdício excessivo de papel na escola, proveniente de um excesso de impressões de materiais que por vezes saem danificados. Deste modo, o grupo considerou urgente dar resposta a este desperdício criando uma solução exequível e sustentável.

VENCEDOR CATEGORIA SWITCH UP
Green Water Solutions, ATEC - Academia de Formação (Palmela)

A solução apresentada por estes quatro alunos tem como base o aproveitamento do fluxo da água das redes da escola para gerar energia elétrica e aumentar a eficiência energética. O produto consiste na passagem da água por uma turbina e esta, ao rodar, irá produzir energia elétrica, que, por sua vez, poderá ser armazenada ou transmitida a equipamentos elétricos usados numa rede de distribuição de água.

As escolas vencedoras receberam prémios entre mil e sete mil euros para a implementação dos seus projetos.