Boas práticas sustentáveis reconhecidas

A Galp lidera, pelo terceiro ano consecutivo, o Dow Jones Sustainability Indices na Europa, os índices que distinguem as melhores práticas das empresas nas dimensões ambiental, social e de governo

A Galp é uma empresa que tem vindo a traçar um caminho de crescimento focado em boas práticas de governo em toda a sua estratégia, cultura e valores. Além de estar comprometida em garantir a segurança e a proteção das suas pessoas e das comunidades onde está inserida, do ambiente e dos seus ativos, fomenta, ao mesmo tempo, a inovação e o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis nas suas operações e nas ofertas integradas que disponibiliza aos seus clientes. Um compromisso reconhecido internacionalmente há já várias temporadas, nomeadamente pelo Dow Jones Sustainability Indices (DJSI).

O ano de 2020 não foi exceção. Pela terceira vez consecutiva, e de acordo com os critérios deste índice, a Galp voltou a obter a classificação de empresa mais sustentável da Europa no seu setor durante este ano e a terceira melhor a nível mundial. Além de manter a pontuação global que tinha alcançado na edição anterior deste ranking – ou seja, a melhor de sempre nos nove anos de presença nestes índices – a empresa conseguiu ainda aumentar o percentil obtido para os 97 pontos. Concretamente, no DJSI Europe classificou-se no primeiro lugar entre as suas pares avaliadas do setor de Oil & Gas Upstream & Integrated, e no DJSI World foi a terceira melhor entre as 59 companhias analisadas. Esta liderança reflete-se nas categorias “Materialidade”, “Reporte Ambiental”, “Ecoeficiência Operacional”, “Estratégia Climática”, “Riscos Relacionados com Água”, “Reporte Social” e “Desenvolvimento de Capital Humano.”

A distinção, destaca o CEO da Galp, Carlos Gomes da Silva, “evidencia o forte compromisso da Galp com as melhores práticas que são a base da criação de valor sustentável para os nossos stakeholders. O reconhecimento pelo DJSI reforça a importância crítica destas práticas nas nossas atividades”.

Além deste reconhecimento no DJSI, a Galp confirmou em 2020 a sua classificação triple-A (AAA) nos MSCI ESG Ratings e manteve a sua posição no top 5 entre as 50 empresas integradas de Oil & Gas avaliadas pela Sustainalytics, duas das entidades de referência mais prestigiadas mundialmente na avaliação das práticas de sustentabilidade corporativas.


O Dow Jones Sustainability Index

Índice de referência mundial na área da sustentabilidade, foi criado, em 1999, pelas companhias americanas S&P, Dow Jones e SAM como o primeiro benchmark do desempenho não-financeiro para empresas cotadas a nível global. Na edição deste ano participaram 3467 empresas do S&P Global Broad Market Índex, mais 19% de participações face ao ano anterior. No final, foram selecionadas 324 para integrar o DJSI World e 149 para integrar o DJSI Europe.