Todos os passos contam para alimentar Portugal

Depois de entregar 1,1 milhões de refeições à Rede de Emergência Alimentar nas duas edições anteriores, a iniciativa “Todos os Passos Contam” mantém a fasquia elevada: este ano, a Galp conta chegar a um milhão de refeições

Passavam poucos minutos das nove e já o Parque da Paz, em Almada, era procurado por pessoas, sozinhas ou acompanhadas, que procuravam começar a manhã de sábado a praticar exercício. Pela mesma altura, os seis jovens que compunham a brigada do projeto “Todos os Passos Contam” abordavam fãs do desporto, famílias em passeio e desportistas de fim de semana para os desafiar a fazer parte da terceira edição desta grande missão: entregar, até 18 de dezembro, um milhão de refeições à Rede de Emergência Alimentar.

Em troca, basta contabilizar os quilómetros percorridos em atividades de caminhada, corrida ou passeios de bicicleta, introduzir o valor aqui, na plataforma Todos os Passos Contam, e voltar a repetir sempre que quiser ajudar. “Quem faz desporto como o [apresentador] Pedro Fernandes, que faz corrida, coloca os quilómetros, mas também quem está a passear o cão ou até quem está no escritório e, como eu, passa o dia a andar”, explica Diogo Sousa. O responsável de comunicação da Galp diz mesmo que faz “uma média de três quilómetros por dia no escritório” e que todos os contributos contam. Por cada quilómetro percorrido, a Galp contribui com uma refeição para famílias de todo o país, por onde andaram “brigadas Todos os Passos Contam” que promoveram o projeto também em Sines, Braga e Aveiro no fim de semana de 19 e 20 de novembro.

Por cada quilómetro percorrido, a Galp contribui com uma refeição para famílias de todo o país

Cristina, 57 anos, foi uma das centenas de pessoas abordadas pelas “brigadas Todos os Passos Contam” que, além de desafiarem à participação no projeto, ofereciam maçãs a quem quisesse integrar a iniciativa. “Já estou em pré-reforma e aproveito para fazer isto muitas vezes. Faço sempre cinco quilómetros e cerca de uma hora a caminhar”, conta à Energiser. Para lá dos benefícios na saúde física, Cristina diz que este exercício “faz bem à mente” e é por isso que faz questão de manter o hábito, em especial depois de ter deixado, com o início da pandemia, de praticar hidroginástica. “Durante a semana faço a caminhada com um grupo de colegas às terças e quintas. Fazemos sempre o percurso de ida e volta entre Almada e Cacilhas”, acrescenta.

Foi precisamente em contexto pandémico que surgiu a iniciativa “Todos os Passos Contam”, que inicialmente era dirigida apenas aos colaboradores da Galp “para promover a prática de exercício físico porque estávamos todos confinados ou a sair do confinamento”, recorda Diogo Sousa. Mas a realidade superou, largamente, as expectativas. “Lançámos o objetivo de dois mil quilómetros e duas mil refeições, que fizemos em dois dias”, assinala. A partir daí, a meta subiu para 10 mil quilómetros completados em apenas uma semana. “Percebemos que tínhamos algo poderoso e começámos a pensar como é que podíamos fazer isto com uma ambição diferente”, diz, e foi assim que nasceu a primeira edição.

O projeto “Todos os Passos Contam” saiu à rua para promover o desporto e fazer a diferença junto das famílias apoiadas pela Rede de Emergência Alimentar

Maria do Céu e Carlos Gigante, de 64 e 63 anos, respetivamente, não conheciam o projeto, mas garantem que vão participar e contribuir com as caminhadas frequentes que fazem em casal. “Vimos mais durante a semana pela manhã. Fazemos sempre os dois, damos uma volta ao parque durante meia-hora”, aponta Maria do Céu, já reformada, que tal como Cristina também deixou de fazer exercício durante a pandemia de covid-19. “Tinha receio e comecei a fazer estas caminhadas”, partilha.

Mas esta não é uma iniciativa apenas de milhões de portugueses espalhados pelo país, também estrelas do futebol como o internacional Diogo Jota, ou o apresentador Pedro Fernandes decidiram juntar-se a este objetivo de alimentar Portugal. Na terceira edição do “Todos os Passos Contam”, a Federação Portuguesa de Futebol, a Rádio Comercial e a TVI são parceiros que querem contribuir para apoiar a Rede de Emergência Alimentar.

Até dia 20 de novembro, a plataforma da Galp já contava com mais de 317 mil quilómetros introduzidos e igual número de refeições doadas. Deste número, a larga maioria dos quilómetros têm origem em caminhadas (172.265), seguidos de passeios de bicicleta (79.957) e de corridas (65.392). Os distritos de Lisboa (95.761), Setúbal (38.497) e Braga (18.993) são os campeões da iniciativa com quase 160 mil quilómetros introduzidos.

Diogo Sousa destaca o contributo da Galp e das suas pessoas para causar um impacto positivo nas comunidades

A iniciativa começou por ter como objetivo promover a atividade física, mas no contexto desafiante em que o país e a Europa se encontram, com conflitos geopolíticos e a subida do custo de vida, nunca foi tão importante ajudar quem mais precisa. “Estamos com 10% de inflação e as famílias precisam de apoio, é um trabalho de continuidade e vamos continuar este apoio”, assegura Diogo Sousa, que relembra que este projeto não é caso único na Galp. “Cada colaborador tem direito a 48 horas de voluntariado por ano, que equivale a quase uma semana. Já temos 20 iniciativas desde o início do ano”, acrescenta. Desde ações de limpeza de praias ou florestas a explicações com alunos carenciados, são muitas as atividades promovidas dentro de portas. “Temos 100 voluntários por mês a ajudar nos armazéns do Banco Alimentar. É desta forma que vamos fazendo um contributo em continuidade com impacto positivo nas comunidades onde estamos”, remata Diogo Sousa.