Natal antecipado em Cascais

Galp entregou uma centena de cabazes alimentares a instituições do concelho, em mais uma iniciativa integrada na campanha “Todos os Passos Contam”

Era um objetivo ambicioso, o da iniciativa “Todos os Passos Contam”, que na terceira edição, concluída a 18 de dezembro, ofereceu um milhão de refeições a famílias carenciadas em apenas três meses. O processo era simples: qualquer quilómetro percorrido, por qualquer pessoa, em qualquer altura e em qualquer lugar, podia ser convertido numa refeição, doada à Rede de Emergência Alimentar.

Apoiada pela Rádio Comercial e pela TVI, a campanha teve a associação da Federação Portuguesa de Futebol que, em ano de campeonato do mundo, também contribuiu com a distância percorrida pelos jogadores da Seleção Nacional – nas cinco partidas disputadas na competição e no particular com a Nigéria –, convertida em 700 cabazes.

Instituições do concelho de Cascais receberam cabazes com ajuda alimentar

O objetivo inicial foi entretanto ultrapassado, como sublinhou Diogo Sousa, Head of Communications da Galp, durante a entrega de uma centena de cabazes alimentares muito especiais no concelho de Cascais, 25 por cada uma das quatro instituições selecionadas – Fundação AJU, ABLA, Conferências Vicentinas de Cascais e Conferências Vicentinas de Trajouce. “Foi uma iniciativa novamente muito bem recebida. Tínhamos três meses para atingir um milhão de quilómetros e as respetivas refeições e, mesmo num tão curto espaço de tempo, conseguimos ultrapassar esta ambiciosa meta graças à generosidade e compromisso de todos”, afirmou.

No total, com as três edições da campanha Todos os Passos Contam já foram angariadas 2,2 milhões de refeições e a ideia, revela Diogo Sousa, é continuar. “Trata-se de um apoio direto e muito ágil, pois a cada 150 mil quilómetros contabilizados são de imediato entregues as refeições correspondentes”, sustenta o responsável de comunicação da Galp. Em Portugal, este trabalho é feito em parceria com a Rede de Emergência Alimentar, que funciona a nível nacional e consegue por isso direcionar os cabazes para as instituições que trabalham no terreno. Tal como aconteceu com estes cabazes entregues em Cascais, numa parceria alargada também à autarquia local, onde foram entregues estes cabazes “simbólicos”, neste caso por terem um conteúdo “mais a ver com a quadra natalícia”.

Diogo Sousa destacou os números da iniciativa perante o presidente da Câmara de Cascais que enalteceu a importância da entrega para atenuar o efeito das crises na vida das famílias mais carenciadas do concelho

Para o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, “esta entrega representa um reforço da parceria com a Galp, no sentido de atenuar o efeito das crises sucessivas na vida das famílias mais carenciadas, sejam elas compostas por cidadãos nacionais ou refugiados, que são quem sempre mais sofre”. E sendo uma iniciativa assente em valores solidários e de inclusão social, “é aproveitada a rede social já existente no concelho, que inclui diversas instituições além da Câmara e das Juntas de Freguesia”. Para o autarca tratou-se de “uma particularidade feliz”, o facto desta entrega ter sido feita numa data tão próxima do Natal, mas, alerta, “não nos podemos esquecer que iniciativas como esta são necessárias todos os dias”. Até porque, como é costume dizer-se, “o Natal é quando as pessoas quiserem”.