As boas experiências dos clientes são importantes para todos

Para Laila Pawlak é importante ter em conta que os clientes são diferentes e pensam de maneira diversa. Só se consegue manter a sua atenção e lealdade criando experiências extraordinárias no seu relacionamento com a empresa

Laila Pawlak é diretora-geral e cofundadora da Singularity University Nordic, entidade, integrada na Singularity University, que organiza, entre outros, programas educacionais para empreendedores e líderes de empresas. O objetivo principal é dar-lhes a conhecer as tecnologias do futuro e apresentar formas de se envolverem no novo universo tecnológico e de se tornarem parte da solução, e não do problema.

A especialista participou recentemente no Singularity University Cascais Lisbon Chapter, que decorreu na sede da Galp, em Lisboa, centrado na importância da relação das empresas com os seus clientes.

Para ela, é essencial para a sustentabilidade do longo prazo dos negócios a criação de boas experiências dos clientes. Isso passa, essencialmente, por implementar formas de estes “serem, se tornarem e parecerem melhores”, afirma. No primeiro caso, honrando os seus valores. No segundo, tornando o relacionamento com a nossa empresa mais fácil, barato e rápido, e, no terceiro, contribuindo para melhorar o seu capital social, ou seja, a sua aparência pública.

INOVAR COM CUSTOS MAIS BAIXOS
Segundo Laila Pawlak, não é preciso tentar ser o melhor em tudo quando se procura inovar na criação de boas experiências dos clientes com as empresas. Será mais eficiente identificar os melhores princípios usados nesta área, no setor onde a empresa atua ou noutro qualquer, ou seja, “aquilo que os outros fazem bem”, e encontrar formas de os implementar na própria companhia. “É uma maneira de inovar com custos muito mais baixos”, explica, lembrando que a liderança desempenha um papel essencial no design de experiências realmente extraordinárias para os clientes, “porque estabelece as prioridades do que é realmente importante para a empresa”. Sem o envolvimento de todos na sua implementação é difícil conquistar e manter “a lealdade, o respeito, o tempo, o dinheiro e a atenção dos clientes”, afirma.


O QUE É A SINGULARITY UNIVERSITY?

Focada em ajudar a construir um futuro melhor para Portugal e para o mundo, a Galp associou-se à Singularity University como membro fundador em Portugal, com o objetivo de promover e inspirar a inovação portuguesa, ajudando os líderes e empreendedores nacionais a fazerem o cruzamento entre boas ideias e tecnologias emergentes, de forma a responderem aos grandes desafios globais da sociedade.

Portugal é o quarto país parceiro da Singularity University, juntando-se à crescente rede global de parceiros deste projeto, que conta já com a Singularity University Nordics, a Singularity University Netherlands e a Singularity University Canada. A Singularity University colabora com líderes dos próprios países, por forma a levar o seu programa e perspetivas a executivos, empresários, políticos e empreendedores locais.