SingularityU: inovação em energia

O cientista Ramez Naam é especializado em energia e o convidado do 12.º episódio de “Inspirando o Futuro”, a série documental assinada pela SingularityU Portugal que aborda o futuro, a tecnologia e o pensamento

“O sistema energético está a mudar mais depressa do que as pessoas se apercebem”, afirma Ramez Naam, cientista computacional especializado em energia. E dá o exemplo de Portugal, que obtém quase metade da sua energia através de fontes renováveis e agora, pela primeira vez, apenas no último ano “verificámos que, sem quaisquer subsídios, as energias eólica e solar em Portugal são mais baratas do que o carvão e o gás. É importante que o governo perceba que isto está a acontecer, para abrir mais oportunidades para energias eólicas e solares não subsidiadas e deixar o mercado competir… para fazer baixar os preços”.

Naam trabalhou para a Microsoft durante 13 anos, liderando equipas de programadores que desenvolveram as versões iniciais do Microsoft Outlook e do Internet Explorer. É um inventor com mais de 20 patentes registadas, que acredita no potencial das novas tecnologias para a transformação dos negócios. Investe, por isso, em start-ups, especialmente nas que se focam em tecnologias disruptivas. Além disso, ainda escreve livros de ficção científica. Este é o perfil do 12.º entrevistado de “Inspirando o Futuro — SingularityU Portugal”, que diz que “ainda há uma corrida entre o ritmo a que prejudicamos o clima e o ritmo com que conseguimos inovar, criando novas tecnologias. Não sei se estaremos a ganhar, mas tenho esperança”.