Energizar Moçambique

Chama-se Energiza o projeto da Fundação Galp que visa melhorar o acesso a energia sustentável e a qualidade de vida de milhares de pessoas que vivem em zonas rurais moçambicanas

A Fundação Galp tem por missão desenvolver projetos que impactem positivamente nas comunidades e no ambiente, em particular no que respeita ao acesso a energia sustentável nos países onde a Galp está presente. Foi neste âmbito que nasceu, em Moçambique, o projeto Energiza, para levar eletricidade a escolas, unidades de saúde e lares domésticos em zonas rurais deste país africano.

O programa, que está a ser realizado em parceria com o FUNAE – Fundo de Energia moçambicano, enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, fixada pela Organização das Nações Unidas, e visa a instalação de sistemas solares fotovoltaicos (“aldeias solares”) em Cabo Delgado, Manica e Sofala. A conclusão do empreendimento irá beneficiar o acesso a energia “limpa” e os serviços prestados em infraestruturas comunitárias, melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas.

Com uma população total de cerca de 29 milhões de habitantes, Moçambique vive um enorme desafio no que concerne ao acesso à energia. Perto de 70% da população vive em zonas rurais e aproximadamente 16 milhões de moçambicanos não tem acesso a eletricidade *.

De referir que a Galp e a Fundação têm um histórico de envolvimento com as comunidades que rodeiam as operações da empresa nos 11 países onde operam, seja através da educação, de projetos na área da energia e ambiente ou de iniciativas de apoio a organizações não governamentais e a instituições de solidariedade.

* Fonte: The World Bank.
Fotografia: Bruno Pedro