Os veículos elétricos no coração da sustentabilidade

Brice Fabry, diretor para a Estratégia de Emissões Zero e Ecossistemas da Nissan Europa, sobre mobilidade inteligente

“O futuro da indústria automóvel será muito desafiante”, começa por dizer o diretor da Nissan, Brice Fabry, reforçando que não é fácil mudar mentalidades mas é disso que se trata quando se fala em mobilidade sustentável. Por outro lado, “temos de fazer escolhas já, não apenas a pensar em nós como nas gerações futuras”, acrescenta o especialista, que considera Portugal um líder em inovação nesta matéria.

A estratégia do fabricante nipónico começou há dez anos e desde aí tem vindo a desenvolver novas tecnologias de mobilidade inteligente e um conjunto de soluções completo, a que chamou “Ecossistema Elétrico da Nissan”, desde o carregamento em casa ou em áreas públicas, como toda uma gama de veículos elétricos. É o caso do “Leaf”, um modelo totalmente elétrico para o qual Portugal foi o décimo principal mercado a nível mundial.

A marca nipónica pretende investir dois milhões de euros na instalação de 100 postos de carregamento rápido até final de 2020

No que respeita aos carregamentos, segundo o diretor-geral da Nissan Portugal, António Melica, a marca nipónica pretende investir dois milhões de euros na instalação de 100 postos de carregamento rápido até final de 2020 através de parcerias, a primeira das quais com a Galp, para a instalação dos primeiros 20 postos. “Tudo o que nós queremos” – afirma Brice Fabry – “é ter uma solução de carregamento onde as pessoas vivem e não apenas em casa, mas também no trabalho, nos postos de abastecimento, no supermercado…”.

A visão da marca é pôr os veículos elétricos no coração da sustentabilidade e distribuir sistemas de energia, pelo que “estamos muito satisfeitos com o envolvimento da Galp neste projeto”, remata o estratega que não tem dúvidas de que o caminho para um mundo melhor é uma mobilidade com zero emissões.