Turismo sustentável sobre rodas

A Live Electric Tours oferece passeios pela cidade, em carros 100% elétricos, à medida do utilizador e com direito a assistente virtual, internet e câmara que transmite em live stream. A inovação valeu-lhe, em novembro passado, o prémio Startup Europe Awards da Comissão Europeia

A empresa, fundada por Djalmo Gomes e Luís Lucas, nasceu em 2017 e em apenas dois anos já dá que falar dentro e fora de Portugal. Tudo graças ao conceito inovador que junta sustentabilidade, conectividade e partilha. Os carros, 100% elétricos e com uma autonomia entre 70 a 80 quilómetros, permitem aos turistas visitar a cidade em regime self-drive, ao seu ritmo, e de acordo com as suas preferências. Em simultâneo, contam com internet gratuita, podem utilizar os GPS tours predefinidos e aproveitar as dicas do assistente virtual, que podem ir desde os pontos de interesse da cidade, aos locais a visitar ou onde comer, mas também de lifestyle. A cereja no topo do bolo, para quem gosta de partilhar as suas férias e experiências, é a câmara incluída em todos os veículos que transmite em live stream para as redes sociais.

Na opinião de Djalmo Gomes, foi precisamente o conceito inovador que valeu agora o prémio de Melhor Startup de Turismo. No entanto, o feedback por parte dos utilizadores e o crescimento do negócio também demonstram que a empresa escolheu o caminho certo. “Acrescentámos aos carros a tecnologia que nos torna únicos no mundo”, disse o CEO à Energiser.

Em 2017, a Live Electric Tours começou em Lisboa com cinco carros, tendo agora uma frota de 16 viaturas. O crescimento na oferta proporcionou também o alargamento a outras cidades, nomeadamente, Évora em Junho e Porto em Agosto. Segundo Djalmo Gomes, o objetivo será continuar a expandir a oferta geográfica para novas cidades nacionais já em 2020. Em cima da mesa está também a hipótese de internacionalizar. “Estamos muito satisfeitos com os resultados e com a aceitação do conceito que permite conhecer a cidade de forma rápida e sustentável”, salienta.

Os preços começam nos 20€ e variam consoante o tempo de aluguer e o pacote escolhido. Há tours específicos para crianças com direito a uma app sobre locais e monumentos para jogar de forma interativa, e outros que incluem bilhetes para museus ou para o oceanário. Outra vantagem, em Lisboa, é que o estacionamento é gratuito pois os veículos beneficiam da oferta da EMEL para carros elétricos.