Rede de carregamentos rápidos ibérica completa em 2020

Viajar mais rapidamente entre Portugal e França com um carro elétrico está perto de ser uma realidade, graças ao projeto CIRVE - Corredor Ibérico de Infraestruturas de Recarga Rápida de Veículos Elétricos

Ao todo, o Corredor Ibérico de Infraestruturas de Carregamento Rápido de Veículos Elétricos prevê a instalação de 18 pontos de carregamento rápido em Portugal, e 40 pontos em Espanha contribuindo para facilitar e incentivar a mobilidade elétrica e promover o uso de veículos elétricos na Península Ibérica. Com esta iniciativa, os dois países ficarão ligados ao resto da Europa através de um quadro transfronteiriço interoperável, o que permitirá também dinamizar a implementação da estratégia europeia dos combustíveis alternativos.

O projeto nacional, CIRVE_PT, lançado em 2017 pelo consórcio liderado pela MOBI.E e que junta a Petrogal e o CEiiA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, deverá estar concluído até ao final de 2020. Os principais investimentos físicos associados ao CIRVE_PT serão realizados nas principais vias rodoviárias, designadamente ao longo do Corredor da Rede Central do Atlântico.

O CIRVE_PT prevê que cada ponto de carregamento rápido disponibilize três tomadas, com uma potência de 50 kW, o que permitirá o carregamento das baterias elétricas em cerca de 20 minutos, podendo este tempo ser reduzido à medida que surjam novos avanços tecnológicos. Outra facilidade que esta rede de carregadores permitirá é a utilização de uma única conta, por utilizador, na qual serão faturados todos os carregamentos efetuados ao longo do percurso que atravessa os dois países. Em território nacional, a iniciativa pretende reforçar e expandir a cobertura geográfica da infraestrutura de carregamento rápido, de forma a garantir a ligação entre as principais áreas urbanas em toda a rede rodoviária principal, que poderá, através do corredor atlântico, permitir uma aproximação à Europa Central.

O grande objetivo, além do incentivo à aposta tecnológica que permita aumentar a rede de carregadores, passa por atribuir à mobilidade verde novas condições de desenvolvimento que lhe permitam tornar-se, cada vez mais, uma opção economicamente sustentável. Desta forma, o CIRVE_PT pretende estabelecer uma base de conhecimento para a expansão da utilização de veículos elétricos, reforçando a atratividade deste setor para operadores e fornecedores de serviços. Por sua vez, o acesso universal aos pontos de carregamento, a nível transfronteiriço e da UE, permitirá o aumento da atratividade da mobilidade elétrica enquanto alternativa para deslocações cada vez mais longas.

Em Portugal, a Galp dispõe já de 18 pontos de carga elétrica rápida e o primeiro a ser instalado ao abrigo do projecto CIRVE_PT será na área de serviço da Galp em Alcochete.