Energia verde

Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré vence prémio Escola Energy Up com um inovador projeto de promoção da mobilidade sustentável

Foram mais de 60 as candidaturas ao prémio Escola Energy Up, promovido pela Fundação Galp com o objetivo de distinguir projetos escolares que promovam a sensibilização ambiental e consumos energéticos mais eficientes junto da comunidade educativa. O número é só por si uma vitória para todos os participantes, entre os quais se destacou o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, no distrito de Aveiro, que acabaria por conquistar o primeiro lugar com o projeto SmartAir, de promoção da mobilidade sustentável.

O objetivo é sensibilizar os cidadãos do município para o uso de bicicletas, realizando campanhas mas também pressionando para a melhoria dos acessos para uso de meios não poluentes. Tudo isto alicerçado em dados científicos, com uma constante avaliação dos níveis de poluição atmosférica, obtidos através de kits de medição de CO2 alimentados a energia renovável e construídos pelos próprios alunos.

O projeto, que começou por unir toda a comunidade escolar, alargou-se depois aos familiares e vizinhos, ao tecido empresarial do concelho e ao próprio poder local (câmara municipal e junta de freguesia), e é para continuar. Para já, garantiu também a este agrupamento escolar um prémio patrocinado pela EI - Energia Independente, empresa especializada no autoconsumo solar fotovoltaico, que vai instalar na escola um conjunto de painéis solares num valor de até 20 mil euros. Um prémio, como sublinham os professores Manuel Santos e Teresa Pacheco, responsáveis pelo projeto, “conseguido pelos alunos e que portanto tem de ser também para os alunos”.