Um dia à mesa da comissão executiva da Galp

Miguel Roque Martins acompanhou Teresa Abecasis, COO da energética, ao longo de uma jornada de trabalho a propósito da iniciativa de job shadowing Leaders For a Day, da Junior Achievement Portugal

A aproximação do ensino universitário à realidade do mundo empresarial é uma tendência que se tem vindo a acentuar ao longo dos anos, procurando enriquecer o currículo académico com experiências práticas no mercado de trabalho. Este é, aliás, um dos principais objetivos da iniciativa Leaders For a Day, da Junior Achievement Portugal (JAP), que levou Miguel Roque Martins, de 18 anos, a passar um dia com Teresa Abecasis, Chief Operating Officer (COO) Comercial da Galp. “Foi uma experiência muito enriquecedora”, partilhou com a Energiser o aluno de primeiro ano de Economia da Nova SBE.

Para o aluno da Nova SBE, o Leaders For a Day “foi uma experiência enriquecedora” garantindo ter “aprendido muita coisa”

O desafio lançado pela JAP a mais de uma dezena de empresas passava por receberem, durante uma jornada de trabalho, alunos universitários que desta forma pudessem “perceber como é um dia de um responsável empresarial”, explica Luís Aguiar. O presidente da associação acredita que o contacto entre a academia e as organizações “é muito importante porque o ensino em Portugal ainda não esta muito ligado ao mundo empresarial”. Esta forma de mentoria permite que os estudantes tenham acesso aos corredores onde são tomadas as grandes decisões estratégicas dos negócios, colocando em prática os conteúdos teóricos que são lecionados nas universidades. “É muito impactante para os alunos”, reforça Luís Aguiar.

Miguel Roque Martins frequenta o primeiro ano da licenciatura em Economia na Nova SBE, curso através do qual teve a oportunidade de participar na iniciativa Leaders For a Day. “Sabia que ia ser algo muito bom e aceitei logo”, confessa com entusiasmo na voz. O dia foi passado com Teresa Abecasis na sede da Galp, onde o aluno de 18 anos pôde conhecer em detalhe o negócio da energética e a forma como funciona uma comissão executiva. “Tivemos muitas reuniões interessantes com pessoas que trabalham na área comercial e depois almocei com a Teresa, o que foi ótimo porque trocámos experiências. Aprendi muita coisa”, diz.

Teresa Abecasis destacou o papel do voluntariado da Galp e considera que a iniciativa promovida pela JAP “reforçou o valor que existe em darmos voz a estas gerações mais novas”

Mas se estes são momentos que acrescentam valor aos alunos, o presidente da JAP não tem dúvidas de que também os responsáveis empresariais beneficiam destes encontros. “É um choque geracional e é muito interessante porque são miúdos que têm perspetivas diferentes da vida, que têm um conhecimento técnico diferente. É quase um reverse mentoring”, considera Luís Aguiar. Teresa Abecasis concorda e garante que esta “foi uma experiência muito enriquecedora” que permitiu perceber “como é que o Miguel vê o mundo, a Galp e qual é a perspetiva de um jovem sobre este caminho de transição energética que a Galp está a fazer”.

“O futuro da Galp vai ser feito desta geração, tanto como colaborador, como consumidor ou como stakeholder”, acrescenta a COO Comercial. A membro da comissão executiva reconhece ter ficado “surpreendida” com a proatividade de Miguel Roque Martins ao longo de todo o dia e considera que esta iniciativa “reforçou o valor que existe em darmos voz a estas gerações mais novas”.

O presidente da Junior Achievement Portugal assinala a importância de iniciativas como o Leaders For a Day quer para os alunos, quer para os responsáveis empresariais

A participação da energética no Leaders For a Day junta-se a outros projetos que a Galp tem procurado desenvolver junto da comunidade, nomeadamente através do voluntariado que “tem crescido muito nos últimos meses” dentro da empresa. Cada colaborador tem 48 horas por ano para dedicar a ações de solidariedade e Teresa Abecasis refere que este envolvimento com a sociedade permite cumprir dois objetivos em simultâneo. Por um lado, contribuir para o bem comum e, por outro, “reforçar o espírito de equipa e a motivação das pessoas”. “Não é uma coisa que rouba tempo do trabalho, é algo que acrescenta ao nosso trabalho”, assegura.