Som Sim Zero no Rock in Rio: uma explosão de amor

Nos Açores há vidas em silêncio que revelaram a sua musicalidade no Rock In Rio de 2022. Descubra, no filme-documentário, os bastidores de uma viagem que realizou sonhos e levou a Lisboa os músicos da orquestra Som Sim Zero, da Associação de Surdos da Ilha de São Miguel e da Escola de Música de Rabo de Peixe

Ao longo dos últimos quatro anos, a Fundação Galp tem apoiado a criação e o desenvolvimento dos Som Sim Zero, um projeto artístico de inclusão social que junta a Associação de Surdos da Ilha de São Miguel e da Escola de Música de Rabo de Peixe, sob direção do coletivo artístico Ondamarela. A iniciativa explora a relação do som e espaço de quem vive num mundo de silêncio, num trabalho desenvolvido pelo Festival Tremor nos Açores, onde os Som Sim Zero têm apresentado concertos e residências artísticas.

O ano passado, a orquestra açoriana saiu da ilha, uma experiência nova para a maioria dos participantes, levando na bagagem sonhos, instrumentos e expectativas, para ser “cabeça de cartaz” no Rock in Rio de Lisboa com um espetáculo vibrante em energia e emoção. Um momento que serviu de mote para uma onda de mobilização em torno da inclusão social, encorajando cada um de nós a olhar a diversidade pelo seu valor e riqueza, esbatendo estigmas e assim construir uma sociedade mais humana. O coletivo de 22 artistas que se apresentou em palco mostrou que “Nenhum homem é uma ilha” e que a música tem o poder de esbater diferenças e de unir as pessoas em torno desta arte de linguagem universal.