“As marcas alteram o estado emocional das pessoas”

O marketing é feito de jornadas que criam mudança nos consumidores, despertam desejos e provocam emoções. O conceito é defendido por Seth Godin que, durante a palestra que deu recentemente para uma plateia virtual nacional, salienta também a importância do Propósito que classifica como ‘P’ mais atual no mix originalmente criado nos anos 60

Ao longo dos últimos anos, o marketing sofreu grandes mudanças, acentuadas, mais recentemente, pela pandemia e pela alteração de comportamentos dos consumidores que, em muitos casos, vieram para ficar. No entanto, o compromisso emocional que procura dar resposta ao sonho de atingir um determinado objetivo mantém-se porque “as marcas mudam o estado emocional das pessoas e fazem-no desde sempre”, afirma Seth Godin. O autor, empreendedor e experiente professor de marketing, foi o orador escolhido para inaugurar as Conversas APAN, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Anunciantes com o apoio da Galp, que visa fazer uma reflexão sobre as grandes mudanças que ocorreram nos últimos anos, e ser uma fonte de inspiração para o debate do futuro dos negócios.

O tema escolhido – Trends in Marketing, there is only one left – conduziu a audiência a repensar o marketing e as suas tendências num mundo em mudança, competitivo e dominado pelo excesso de informação. “Para onde vamos a partir daqui?” foi o mote lançado pelo orador que resume, de forma concisa, o papel atual dos marketeers: “Eles fazem o trabalho que interessa a pessoas que se interessam”.

Há sempre uma história que alimenta um sonho

O marketing, diz Seth Godin, “é uma jornada que quer criar uma mudança para a marca e para o seu público-alvo”. No entanto, já antes da pandemia, e cada vez mais, o consumidor procura viver experiências de consumo que lhe permitam satisfazer uma necessidade, um sonho, ou adquirir status, ao mesmo tempo que lhe provocam emoções e criam ligações. Uma das ferramentas para atingir esta meta passa por contar uma história. Mas esta história, diz Seth Godin, tem que tem que ser verdade, notável e algo que merece ser falado e destacado. “Se dermos ao consumidor algo de que falar, estamos a dar-lhe algo inestimável”. Para o marketeer, as marcas têm que ter a capacidade de ligar-se a indivíduos sobre temas, objetos e serviços que lhe importam. No fundo, reforça, “devem assumir um compromisso emocional entre as pessoas servidas para ajudá-las a chegar onde desejam”.


O marketing em cinco passos

Para Seth Godin, uma estratégia de marketing será bem-sucedida se cumprir um conjunto de passos. Saiba quais são.

  1. Inventar uma coisa (produto ou serviço) que mereça ser feita, com uma história associada, e um contributo de que valha a pena falar.
  2. Conceber e desenvolver de uma forma que interesse e beneficie poucas pessoas de forma particular, e com um propósito e uma razão.
  3. Contar uma história que corresponda à narrativa construída e aos sonhos desse reduzido grupo de pessoas (o mais pequeno possível num mercado viável).
  4. Espalhar a palavra.
  5. Mostrar-se – regular, consistente e generosamente – durante anos para organizar, liderar e criar a confiança na mudança que procura fazer para conquistar a permissão de continuar a garantir o empenho de ensinar.