Energia ultrarrápida

A Galp e o município de Oeiras inauguraram em Algés um ponto de carregamento ultrarrápido, o primeiro em Portugal a permitir o carregamento total de um veículo elétrico em apenas 20 minutos

Foi um momento histórico, o que se viveu em Algés, com a inauguração do primeiro carregador ultrarrápido para veículos elétricos num local público. Tal como aconteceu há dez anos, quando o município de Oeiras se tornou no primeiro, a nível nacional, a disponibilizar postos de carregamento rápido. Agora, como então, “sempre em parceria com a Galp”, como fez questão de realçar André Cardoso, diretor comercial B2C da Galp. “Temos como objetivo cobrir os principais eixos do país com carregadores ultrarrápidos e este é o primeiro passo nesse sentido”, revelou.

O posto da Avenida Combatentes da Grande Guerra foi o primeiro de 59 novos pontos de carregamento (23 dos quais com a marca Galp Electric) que em breve entrarão em funcionamento em Oeiras, “de forma a cobrir todo o território do concelho”, como sublinhou na ocasião o presidente da Câmara, Isaltino Morais. A nível nacional, a Galp Electric terá 800 pontos de carregamento até ao final deste ano e mais de 1000 até ao final de 2021.

Os novos pontos de carregamento ultrarrápidos permitem carregar uma autonomia de 200 quilómetros em cerca de 14 minutos. Quando funcionarem em pleno, irão produzir energia suficiente para percorrer 80 mil quilómetros por dia, mais ou menos o equivalente a duas voltas ao mundo, mas com a vantagem de se pouparem seis toneladas de combustíveis fósseis, evitando-se assim a emissão de 14 toneladas de carbono para atmosfera.

O novo carregador tem uma potência de 160 kW e em apenas 14 minutos poderá proporcionar cerca de 200 quilómetros de autonomia aos automóveis com potência mais elevada