Apps for Good: Já são conhecidos os 10 finalistas da região Centro-Sul

Depois de apuradas as equipas de finalistas da zona Norte, a competição desceu à capital para escolher mais dez projetos, um dos quais da ilha da Madeira. Os dois finalistas dos Açores completam o lote de 22 que, no dia 20 de setembro, disputarão os prémios finais desta oitava edição, na Fundação Calouste Gulbenkian

Fundado em Londres por Iris Lapinski, em 2010, o programa internacional Apps for Good chegou a Portugal em 2015, numa parceria entre a Direção-Geral da Educação e o CDI Portugal, uma Organização Não Governamental (ONG) que atua nas áreas da inclusão social e da inovação digital. Este é um programa educativo tecnológico que desafia alunos do 5.º ao 12.º ano, bem como professores de todas as áreas disciplinares, a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem.

O Bem-Estar e as Alterações Climáticas são o tema central desta 8.ª edição, cujas etapas regionais decorreram durante a primeira quinzena de julho. A Galp voltou a associar-se à iniciativa que já impactou quase 19 mil alunos e 1400 professores, em 536 escolas de todo o país, disponibilizando uma equipa de inovação da sua plataforma de open innovation, Upcoming Energies, para ajudar as equipas participantes a concluir os seus projetos com sucesso.

Com uma metodologia de projeto e com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os alunos têm oportunidade de experienciar o ciclo de desenvolvimento do produto e participar numa competição a nível nacional, cujos pilares fundamentais passam por aliar tecnologia e cidadania ativa, capacitar os jovens para o futuro, transformar e inovar as práticas pedagógicas de ensino, e criar escolas abertas à comunidade com ligação ao mundo real.

Nove categorias e a escolha do público

A Nova School of Business and Economics (SBE), em Carcavelos, acolheu o Encontro Regional Centro-Sul da 8.ª edição da competição Apps for Good. Mais de uma centena de alunos, acompanhados pelos respetivos professores, apresentaram os seus ‘pitch’ perante os projetos concorrentes e o júri, composto por representantes da Nova SBE, do CDI Portugal, da Direção-Geral da Educação, do BNP Paribas e da Galp. Após as apresentações, e enquanto o júri deliberava, os projetos tiveram o seu espaço de exposição onde voltaram a ter a possibilidade de explicar a sua ideia e processo de trabalho, assim como de trocar ideias e experiências com os restantes participantes.

Durante a deliberação do júri, alunos e professores puderam trocar ideias e experiências

No final do dia, e depois de algumas horas de expectativa, foram finalmente conhecidos os 10 finalistas da região Centro-Sul, que inclui o projeto mais votado da Região Autónoma da Madeira, com participação remota via zoom. O ‘troféu’ de finalista foi entregue por cada um dos membros do júri, sendo que a equipa da Escola Básica e Secundária de Alcains, em Castelo Branco, recebeu também o Prémio do Público, cuja escolha coube a todos os participantes.

Apurados os 22 finalistas a nível nacional, a próxima etapa, em setembro, será mais uma oportunidade para a apresentação de todos os projetos, um ‘pitch’ final que irá revelar aquele que melhor cumpra com os requisitos do programa Apps for Good.

1/10
2/10
3/10
4/10
5/10
6/10
7/10
8/10
9/10
10/10

Conheça os 10 finalistas da região Centro-Sul

APANHA-ME
Escola secundária de Loulé, Loulé
OSD 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

App que permite aos utilizadores de transportes públicos de Loulé saber, de forma interativa, os horários, localização e disponibilidade de lugares.

CANTEEN
Colégio Senhor dos Milagres, Leiria
OSD 12 – Produção e Consumo Sustentáveis

App com o objetivo de reduzir o desperdício de comida nas cantinas escolares. Através do desperdício de cada aluno, a aplicação contabiliza a quantidade pessoal e total desse desperdício, com vista a alertar para a sua redução.

FARFROMHOME
Escola Secundária de Molelos, Tondela
OSD 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico

App dedicada a cidadãos estrangeiros que chegam a Tondela, com informação útil sobre feriados, festas, costumes, procura de casas e de emprego, mapas com a localização de serviços importantes como Centro de Saúde, Segurança Social, Finanças, etc, ou vídeos de ensino da língua portuguesa.

FLASH HELP
Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco
OSD 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico
(PRÉMIO DO PÚBLICO)

App que visa resolver os problemas de comunicação em contexto escolar e problemas técnicos no Agrupamento.

FOR DISABILITY
Escola Secundária de Molelos, Tondela
OSD 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

App que visa apoiar as pessoas com necessidades especiais nas suas tarefas do dia-a-dia.

GREEN LINE
Real Colégio de Portugal, Lisboa
OSD 17 – Parcerias para a implementação dos objetivos

App que reúne num mesmo lugar empreendedores, investidores e criadores de conteúdo para dar resposta à criação de projetos de inovação social.

MCCANNALERT
Real Colégio de Portugal, Lisboa
OSD 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

App que alerta a comunidade em caso de desaparecimento de pessoas, à semelhança do Amber Alert (desaparecimento de crianças) nos Estados Unidos, para que todos possam ajudar a encontrar.

STOOL
Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, Ílhavo
OSD 4 – Educação de Qualidade

App que reúne vários aspetos das redes sociais e apps de estudo numa só, com vista a conseguir um melhor aproveitamento escolar.

+POR SI
Escola Secundária de Sacavém, Loures
OSD 17 – Parcerias para a implementação dos objetivos

App que permite a comunicação entre os cidadãos e a Junta de Freguesia de Sacavém e do Prior Velho para reportar problemas que encontrem na freguesia, pedir apoio para a realização de tarefas, publicar objetos para doação, entre outras funcionalidades.

BUS STOP
Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, Funchal
Região Autónoma da Madeira

OSD 12 – Produção e Consumo Sustentáveis

App que permite validar viagens nos transportes públicos usando o telemóvel. Permite ainda saber horários dos autocarros e a sua localização, receber alertas sobre o saldo e partilhar a localização com outros utilizadores.