Voluntários Galp alegram Natal de famílias apoiadas pelo Banco Alimentar

Na semana em que se celebrou o Dia Internacional do Voluntário, três administradores e cerca de 50 colaboradores da Galp deram o seu tempo e energia para, durante dois dias, ajudar a preparar os cabazes de Natal que serão distribuídos às famílias que mais precisam nas regiões onde a energética tem presença direta

No armazém do Banco Alimentar (BA) em Alcântara, a azáfama é diária e constante. Ao longo do dia são dezenas as carrinhas de instituições de solidariedade social que por ali passam para levar um pouco de aconchego alimentar a quem mais precisa. Mas, como refere a responsável, Isabel Jonet, nada disto seria possível sem o apoio dos voluntários que nos 365 dias de cada ano ajudam a concretizar este projeto, cuja ajuda chega a cerca de 4% da população nacional. A presidente do Banco Alimentar destaca exemplos de dedicação como o do Sr. Ernesto que, há 28 anos, não falha um dia de trabalho no armazém de Alcântara. Tem 87 anos e é o voluntário mais regular e mais antigo.

Mas por ali é também comum encontrar voluntários de várias empresas nacionais, como a Galp que dedica cerca de 10% das suas iniciativas de voluntariado ao Banco Alimentar. A semana passada foram cerca de 50 colaboradores que, em dois dias, prepararam os cabazes de Natal que a energética enviará, através do BA, para as comunidades mais carenciadas nas regiões onde tem presença, como Sines e Matosinhos. “Na Galp temos um longo histórico de envolvimento e compromisso com as comunidades e as organizações sociais. De estarmos presentes, sempre que a sociedade precisa. E com tudo o que se está a passar ultimamente, sabemos que há muitas famílias em dificuldades e queremos contribuir para as aliviar um pouco desse sofrimento”, disse Andy Brown. Na opinião do CEO, este tipo de iniciativas é também muito importante para fomentar os valores de entreajuda e o espírito de equipa, pois “é muito gratificante trabalharmos em conjunto com o objetivo comum de ajudar os outros. É bom ver que todos arregaçaram as mangas e estão a divertir-se enquanto contribuem para a comunidade”.

O CEO foi um dos membros do conselho de administração que participou nesta iniciativa, mas não foi o único. Thore Kristiansen é já presença assídua nestas iniciativas. Desde que chegou à Galp, em 2014, já participou em várias ações de voluntariado que considera “muito importantes porque contribuem para o bem-estar de pessoas que precisam deste conforto”. O Chief Operating Officer Production & Operations recorda a primeira ação em que participou e que incluía a pintura de uma escola numa zona desfavorecida. “As crianças ficaram tão felizes e para nós custa tão pouco”. Já nesta iniciativa, Thore Kristiansen destaca a importância e o impacto de, tão perto do Natal, contribuir para tornar um pouco mais felizes aqueles 4% da população que não conseguem ter regularmente uma refeição na mesa. “É uma forma admirável de devolver à sociedade”, reforça.

“São momentos como este que nos fazem refletir e pôr a vida em perspetiva”, acrescenta Georgios Papadimitriou que participa pela primeira vez com a equipa da Galp. “Temos que cuidar de nós, mas sempre que tivermos oportunidade, devemos dar de volta à comunidade”, defende. Na opinião do Chief Operating Officer Renewables & New Business, estas são igualmente oportunidades de estar com os colegas num ambiente diferente, descontraído, de conhecer melhor cada membro da equipa, enquanto se ajudam os menos privilegiados. “Esta é a primeira vez na Galp, mas seguramente não será a última”, garante.

1/10
2/10
3/10
4/10
5/10
6/10
7/10
8/10
9/10
10/10

Estes dias de trabalho no Banco Alimentar representam, contudo, uma muito pequena parte do contributo da Galp para as comunidades carenciadas ao longo do ano.

O objetivo desta ação de voluntariado passava pela preparação dos primeiros 200 cabazes de Natal que serão entregues a famílias carenciadas e que incluem donativos resultantes do desafio ‘Todos os Passos Contam’. Até ao momento já tinham sido contabilizadas mais de 680 mil de um objetivo de 1 milhão de refeições, uma meta que Andy Brown acredita que será concretizada com a ajuda de todos – dentro e fora da Galp. “É muito fácil porque basta andar, pedalar ou correr e, por cada quilómetro, mais uma família recebe uma refeição”.

A iniciativa ‘Todos os Passos Contam’ começou em março de 2021, durante a pandemia, como incentivo interno à prática de desporto com um objetivo solidário. O sucesso foi tão grande que a Galp a voltou a repetir no mesmo ano, mas num formato aberto a toda a sociedade, e com objetivos mais ambiciosos. O ano passado foi percorrido um milhão de quilómetros e distribuído igual número de refeições. Este ano, os passos seguem o mesmo caminho, e o objetivo está cada vez mais perto de concretizar-se.