O valor dos dados

Galp inicia implementação pioneira da plataforma de gestão e governo de dados Collibra, potenciando a colaboração entre equipas e facilitando a confiança e transparência na utilização dos dados

No atual contexto de rápida transformação, a quantidade de dados aos quais as organizações têm acesso traduz-se em inúmeros desafios, mas também oportunidades. Com diferentes hábitos de consumo e as novas necessidades dos seus clientes, a Galp tem vindo a apostar na sua adaptação, envolvendo pessoas, tecnologias e processos, na missão conjunta de converter os dados em informação valiosa para o negócio.

A implementação da Collibra constitui, assim, mais um importante passo nesse sentido, uma vez que permite uma gestão e governo de dados eficaz, organizada e escalável. Esta ferramenta promove a colaboração dinâmica das equipas envolvidas na gestão e governo de dados, com o objetivo de gerar maior confiança e transparência na posterior partilha e utilização dos dados.

Para garantir a capitalização deste ecossistema, a Galp apostou, em paralelo, na criação de papéis de governo de dados, que são chave para o cumprimento deste propósito – data owners, stewards e custodians.

Soluções otimizadas

Como grandes volumes de dados não correspondem sempre a riqueza de informação, a Collibra é utilizada pela Galp para estruturar e governar os dados disponíveis na empresa, operando ao nível da catalogação e contextualização destes ativos e assegurando a sua qualidade. Além do contexto funcional e técnico que fornece aos dados, a ferramenta dá visibilidade ao ciclo de vida dos mesmos de forma transparente, possibilitando um trabalho de equipa mais ágil e a criação de soluções integradas dentro de um ecossistema de dados e sistemas complexos como os da Galp.

A Collibra é uma plataforma utilizada internamente pela Galp para estruturar e governar os dados disponíveis na empresa

Dado o desafiante panorama da indústria da energia, impactado pela aceleração da transformação digital e a cada vez mais premente necessidade de fazer a transição energética, Francisco Sousa, Data Governance Lead da Galp, destaca que a plataforma permite a todas as equipas “terem, à sua disposição, um maior conhecimento dos dados e capacidade de tratamento e análise, permitindo criar soluções personalizadas às necessidades dos nossos clientes ou otimizar as operações”.

Mudança efetiva, com as pessoas

Para se extrair valor dos dados numa empresa é necessário, também, preparar as suas pessoas. Francisco Sousa refere a importância de garantir que as equipas de negócio compreendem o valor que os dados podem aportar, oferecendo soluções de trabalho colaborativo com equipas de dados e tecnologia para o desenho de “use cases” cada vez mais objetivos, pertinentes e ambiciosos.

“É preciso alinhar pessoas, processos e tecnologia, para garantir que a empresa tem um modelo de governance efetivo, mas não intrusivo, que promove a colaboração entre as equipas e as pessoas que as compõem”, explica Francisco Sousa. “Temos de ser capazes de quebrar os limites das nossas perspetivas e as formas de trabalhar que já conhecemos para extrair valor dos dados para as organizações”. É preciso reconhecer que “soluções tecnológicas como a inteligência artificial, machine learning, computação cognitiva, vão contribuir para o aparecimento de novas formas de fazer negócio, disruptivas para a empresa”, assinala este responsável. A implementação desta solução na Galp, cria, assim, as fundações que irão alavancar a exploração de todo este potencial.