“Governos e empresas terão papel na mobilidade sustentável”

Pequenas mudanças podem ter um grande impacto no ecossistema da mobilidade das empresas, mas também na sociedade. Governos são responsáveis por criar condições e incentivos que mobilizem o tecido empresarial em direção a uma mobilidade mais sustentável

Nada melhor do que um palco virtual, com milhares de participantes, para desmistificar a mobilidade elétrica e para dar a conhecer ao mundo as soluções da Flow, a start-up, detida maioritariamente pela Galp que tem por missão a gestão de soluções de mobilidade, monitorização de frotas e de serviços de partilha de veículos.

Para a americana, que desde o início de 2020 lidera a Flow, há questões que ainda continuam a funcionar como barreiras à mudança para o elétrico, mas que, na realidade, não passam de mitos. Por um lado, o preço das viaturas elétricas que, apesar de ser, de facto, mais elevado, permite ganhos nos custos com o combustível e a manutenção. O retorno do investimento, diz Jane Hoffer, “acaba por acontecer rapidamente através deste tipo de poupanças”. Outro mito aponta para a reduzida duração das baterias o que, numa frota empresarial, pode ser um problema. A CEO responde: “muitas frotas não andam tantos quilómetros que impeçam a utilização de veículos elétricos”. Na sua opinião, é uma questão de fazer contas às distâncias e verificar se esta aposta é ou não realista.

A falta de pontos de carga continua a ser outro argumento que funciona como barreira. Jane Hoffer recorda que a Galp dispõe já de cerca de 800 pontos de carregamento, espalhados por todo país, mas acrescenta que as empresas podem instalar os seus próprios locais de carregamento, quer nas suas instalações, quer em casa dos colaboradores que utilizam os veículos da frota. “Os custos com esta opção são muito acessíveis e compensam”, reforça.

Por último, o mito da perda de privacidade pela utilização dos dados. “Os dados utilizados na gestão da frota são do veículo e não do utilizador, pelo que esta questão não se coloca”, explica a CEO. Na plataforma Flow, os dados disponíveis apenas apontam padrões e ineficiências que permitem fazer melhoramentos em tempo real. Jane Hoffer refere ainda a importância crescente dos dados que, segundo a consultora IDC, duplicam em cada ano. “É uma fonte essencial para tomar boas decisões”.

Oportunidade para mudar

O interesse e a preocupação de empresas e cidadãos pela mobilidade elétrica tem sido crescente nos últimos anos. Com a pandemia, as questões relacionadas com a sustentabilidade ganharam ainda mais peso, pelo que Jane Hoffer acredita que “o pós-Covid será uma oportunidade para avaliar as mudanças, especialmente nas empresas”. Com o aumento do trabalho remoto, muitas pessoas deixaram de ter de se deslocar diariamente para os seus locais de trabalho, considerando agora outras opções de mobilidade que não o transporte próprio. No entanto, alerta, “os Governos terão um papel muito importante na mobilidade sustentável, assim como as empresas”. Os primeiros para incentivar e legislar este novo mercado, as segundas para mudar comportamentos e garantir que reduzem custos, enquanto mantêm boas práticas de sustentabilidade ambiental.

As gerações mais novas, que começam agora a chegar ao mercado de trabalho têm também mais apetência e curiosidade por soluções alternativas, o que garante um potencial de expansão a empresas como a Flow. “A transformação é uma viagem que tem que ser planeada, e avançar passo a passo”, acredita Jane Hoffer. Para já a start-up está focada nas frotas de carros e de motas, mas o seu negócio poderá vir a expandir-se para outro tipo de frotas, como camiões ou comboios.


ACELERADORA DE START-UPS BGI E EIT DIGITAL PREMEIAM FLOW

A Flow ganhou recentemente o prémio de melhor startup portuguesa na categoria ‘CleanTech and Industry 4.0’ pela sua solução de Gestão de Mobilidade Sustentável (SMM), que planeia, gere e maximiza todo o ecossistema de transporte dentro de uma organização – desde determinar a melhor abordagem à electrificação de uma frota, a gestão de um conjunto multimodal de veículos tradicionais, híbridos e elétricos, até otimizar todos os aspectos de gestão de energia da infraestrutura de carregamento de um veículo elétrico.