Portugal e Espanha ligados por corredor de carregamento elétrico 

Projeto inclui 18 postos em Portugal e 40 em Espanha e visa facilitar as deslocações em veículos elétricos e aumentar a adesão a este tipo de mobilidade

A Mobi.E inaugurou um corredor de mobilidade elétrica que liga Portugal a França, em conjunto com a Galp, a CEiiA e alguns parceiros espanhóis, como a Renault e a Endesa.

Projeto em expansão

Até agora os veículos elétricos circulavam essencialmente nas cidades. “Mas hoje viemos demonstrar, aqui, com este road trip, que já não é bem assim, pois é possível, a partir desta data, ir até ao centro da Europa com um veículo elétrico”, disse, durante o evento, Luís Barroso, presidente da Mobi.E. “Existe uma infraestrutura de carregamento que permite isso”, acrescentou. João Marques da Silva, responsável do B2C Ibérico da Galp, salientou isso mesmo, acrescentando que “a rede que está a ser implementada permite alargar a capilaridade e a disponibilidade de pontos de carregamento para além do perímetro urbano” e que “era indispensável a Galp estar presente neste projeto em construção e expansão, para ajudarmos a criar uma alternativa sustentável para a mobilidade dos nossos clientes”.

Para Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, “estamos a construir uma rede que nos permite ir cada vez mais longe, o que deverá gerar uma confiança crescente junto dos que usam o automóvel elétrico ou estão a pensar em adquiri-lo”. Com a conclusão do projeto, que deverá acontecer em junho do próximo ano, será possível, aos condutores portugueses de veículos elétricos, deslocarem-se de Lisboa até Irun, na fronteira norte entre Espanha e França, utilizando os seus contratos habituais de carregamento e usufruindo da integração das várias redes, o que não acontecia até agora.

15 postos de carregamento por dia

Segundo Luís Barroso, “temos vindo a assistir, sobretudo no último ano, a grandes desenvolvimentos nos carregadores dos veículos elétricos, com aumentos de potência até 600 kW nos ultrarrápidos, que permitem carregar os veículos em menos de 10 minutos”. Para além disso, só em Portugal, “foram implementados, até agora, cerca de 15 postos de carregamento por semana”, alargando, cada vez mais, a sua implantação em território nacional. E há, também “cada vez mais soluções ao nível das baterias que permitem o carregamento ultrarrápido”. Para este responsável, à medida que a oferta vai crescendo, é preciso também comunicar às pessoas que a mobilidade elétrica é uma solução do futuro. João Marques da Silva defendeu que isso “é muito importante, para que os clientes tenham a confiança em relação à disponibilidade e acesso a alternativas de energia na mobilidade”.

1/4

Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade

2/4

Luís Barroso, presidente da MOBI.E

3/4
4/4

João Diogo Marques da Silva, Responsável B2C Ibérico da Galp

Veículo elétrico é mais económico

Já há um conjunto de apoios e incentivos do estado para aquisição de veículos elétricos e há, ao nível das autarquias, isenções de taxas de estacionamento e de imposto único de circulação (IUC). Para além disso, “diversos estudos, que têm vindo a público, demonstram que, de facto, o veículo elétrico é mais económico do que o veículo a combustão interna”, explicou Luís Barroso. Falta, agora, que as vendas de veículos elétricos se massifiquem, contribuindo para tornar os preços dos automóveis mais acessíveis a todos.