Que têm em comum Jorge Madeira, José Ribeiros, Marisa Aires, Rui Silva, Roderick do Carmo, Luísa Tavares, João Freire, Gonçalo Baltazar, e outros? Todos são alcoutinenses e testemunhos da nova vida que se respira no concelho que os viu nascer ou que os acolhe.
Nos últimos seis anos, Alcoutim, o município que a Galp escolheu para construir o seu primeiro grande parque solar em Portugal, tem vindo a vivenciar uma transformação significativa. Este megaprojeto fotovoltaico, vital para a transição energética do país, não traz só benefícios no âmbito da sustentabilidade. Já deu origem ao programa inspirador Vilas em Movimento, que conta com o apoio do Município e da Odiana – Associação para o Desenvolvimento Local do Baixo Guadiana, estando a deixar marcas indeléveis na comunidade ao nível do seu desenvolvimento social e cultural e do bem-estar.
Com a chancela da Fundação Galp, Alcoutim está a tornar-se um modelo inspirador de crescimento sustentável e de integração social no Algarve interior, onde passado e presente se harmonizam por um futuro melhor.