Na comunidade de Alcoutim há histórias com boa energia

A Galp não é apenas uma empresa de energia; é um vizinho comprometido com o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e o bem-estar da população de Alcoutim. Esta jornada inspiradora e de cooperação está a criar um impacto positivo duradouro nesta comunidade da raia algarvia, tornando-a mais resiliente e próspera

A Galp chegou a Alcoutim em 2017 para construir o seu primeiro grande parque fotovoltaico em Portugal, inaugurado oficialmente em setembro último, e mudar vidas.

Carlos Relancio, Diretor de Renováveis da Galp, destaca o compromisso da empresa com a transição energética e ao mesmo tempo com o envolvimento das comunidades envolventes, sublinhando que o uso do sol de Alcoutim para criar energia e transformá-la em sustentabilidade, mobilidade e bem-estar para a comunidade é o fruto das parcerias criadas.

O compromisso com a comunidade de Alcoutim vai além da energia solar, abraçando a cultura e a criatividade e dando ferramentas para melhorar a qualidade de vida dos habitantes locais.

Jorge Madeira
1/8

Jorge Madeira

José Ribeiros
2/8

José Ribeiros

Marisa Aires e Rui Silva
3/8

Marisa Aires e Rui Silva

Margarida Sousa
4/8

Margarida Sousa

Otília Gonçalves
5/8

Otília Gonçalves

Roderick do Carmo
6/8

Roderick do Carmo

Luísa Tavares e João Freire
7/8

Luísa Tavares e João Freire

Gonçalo Baltazar
8/8

Gonçalo Baltazar

Histórias que contam

Jorge Madeira, criador de gado, nascido e criado em Alcoutim, representa a alma da comunidade. Para ele, a agricultura é uma forma de vida, mas a adição de painéis solares à paisagem oferece uma nova dimensão ao que Alcoutim pode alcançar.

José Ribeiros, comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim, é um guardião da segurança na vila. No entanto, a diminuição no número de alunos nas últimas décadas, de 400 para cerca de 100, na escola que inaugurou reflete o desafio do despovoamento da área.

Marisa Aires e Rui Silva, proprietários do restaurante Pôr do Sol, são empreendedores que acreditam na ideia deles e se orgulham de contribuir para o desenvolvimento local.

Roderick do Carmo, estudante local, nasceu e cresceu em Alcoutim, diz conhecer toda a gente e agora testemunha a renovação de sua comunidade.

Luísa Tavares e João Freire, proprietários do alojamento rural Recanto d’Aldeia, optaram por trocar a agitação da cidade de Cascais pela pacatez algarvia. O seu negócio ajuda a atrair visitantes para a região.

Gonçalo Baltazar, um jovem profissional do setor fotovoltaico, reconhece que Alcoutim sempre teve dificuldades em reter sua população, especialmente os jovens. No entanto, o parque solar de Alcoutim, fruto da parceria da Galp com o município, trouxe um novo ânimo à vila.

Otília Gonçalves simboliza a profunda ligação com sua terra natal ao longo de toda uma vida. É participante ativa nos workshops promovidos pela Odiana. A diretora desta associação de desenvolvimento do território do Baixo Guadiana, Catarina Cavaco, também ela filha da terra, sente a diferença que está a fazer cada workshop, cada atividade realizada junto deste público-alvo. “Sinto que existe uma melhoria da qualidade de vida da população”, diz a responsável, para quem a Galp não só trouxe para o concelho energia limpa e eficiência energética como ajuda a aliar tradição e modernidade, “o que é muito bom para o nosso território”.

Feliz sente-se igualmente Margarida Sousa, uma estagiária desta mesma associação, que encontra oportunidades de crescimento pessoal e profissional neste projeto que está a ser desenvolvido em Alcoutim: “Aqui consigo mostrar e desenvolver o que tenho para dar, o que é ótimo”, comenta.

Estas são as histórias que pode acompanhar no documentário que se segue.