1/5
2/5
3/5
4/5
5/5

Sonhar alto e subir a pulso

Issufo Mutuala, de 38 anos, é gestor de Operações no Porto da Beira, em Moçambique. Ao longo do seu percurso aprendeu a vencer desafios

É inspirador ouvir Issufo Mutuala falar da sua vida com um brilho contagiante nos olhos. Superou a guerra civil de 1976-1992 em Moçambique e conseguiu fazer das dificuldades forças para estudar, aprender e vencer. Hoje, ocupa o cargo de Gestor de Operações no Porto da Beira, província de Sofala, onde é Gestor do Parque de Operações. “Quando assumi estas funções só tinha 23 anos e era um desafio gerir pessoas de idade avançada”, pelo que decidiu voltar à escola. “Era preciso reestruturar a forma como planificávamos as nossas atividades na Galp. Tirei um curso que junta gestão ambiental, planificação e desenvolvimento comunitário e aprendi a transformar tarefas que me pareciam complexas em situações fáceis no dia-a-dia.” Hoje orgulha-se de estar a ajudar o país a desenvolver-se e, através da Fundação Galp, participa em vários projetos de responsabilidade social de apoio às comunidades. Issufo sentiu que tinha o dever de partilhar o seu exemplo. É por isso que orienta, há três anos, palestras de motivação para vários jovens. “Este é um trabalho que comecei a fazer depois de constatar que podia motivar jovens sem referências. Começaram por ser quatro, mas hoje são muitos mais os que aderem às palestras, dois dias por semana. Falo de situações sociais e de liderança, dou conselhos financeiros e tudo o que for preciso para ajudar a singrar”, explica.

Energisers – uma exposição sobre pessoas – retrata profissionais da Galp que, a partir de Portugal, Espanha, Moçambique e Brasil, asseguram a energia necessária para garantir que o mundo não pára.
Resultado de uma parceria com a revista VISÃO, este projeto de fotojornalismo, assinado pelos fotógrafos Arlindo Camacho (Portugal), Enric Vives-Rubio (Espanha), Mauro Vombe (Moçambique) e Jardiel Carvalho (Brasil), dá a conhecer, através de uma perspetiva particular, quem são realmente as pessoas para lá da função que desempenham. Como ocupam os dias, de onde vieram, como vivem, o que fizeram para chegar aqui e quais os sonhos que ainda lhes falta realizar.